O Leixões regressou este sábado às vitórias na Liga portuguesa de futebol, após quatro derrotas consecutivas, ao bater o ''lanterna vermelha'' Rio Ave por 1-0, em encontro da 24 jornada, com um golo de Diogo Valente.
Os matosinhenses subiram ao sexto lugar, com 38 pontos, ultrapassando o Marítimo, com 36, e mantendo-se na luta por um lugar europeu.
O Rio Ave, que já não vence desde a 19 jornada (1-0 sobre o Setúbal), confirmou o seu estatuto de pior ataque forasteiro (com apenas dois golos) e mantém-se no 16 e último lugar, com apenas 17 pontos.
O treinador matosinhense, José Mota, fez quatro alterações em relação ao ''onze'' da pretérita jornada (derrota com o Sporting, por 1-0), retirando Laranjeiro, o castigado Bruno China, Chumbinho e Jean Sony e lançando Vasco Fernandes, Ruben, Zé Manuel e Rodrigo Silva.
Os vilacondenses, com um meio campo de luta e um ataque que apostava na velocidade de Pedro Moutinho, Yazalde e Fábio Coentrão, conseguiram dividir o jogo durante a primeira parte e intranquilizar o Leixões.