O FC Porto recebeu hoje os troféus de campeão português de futebol das épocas 2006/7 e 2007/08, numa cerimónia “relâmpago” em que Hermínio Loureiro foi intensamente vaiado pelos adeptos no Estádio do Dragão.
As equipas do FC Porto e Estrela da Amadora estavam alinhadas antes do desafio da 24ª jornada, ladeando a equipa de arbitragem, quando o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional entrou célere no relvado, acompanhado de uma enorme assobiadela.
Entregue o troféu a Lucho González – a Directora Executiva da Liga, Andreia Couto, ofereceu o outro troféu a Bruno Alves – o dirigente saiu com a mesma velocidade com que entrou, ainda sob o coro de protestos dos “azuis e brancos”.
“Hermínio só tens uma solução, pedir a demissão” foi a tarja que a claque dos Super Dragões preparou para a breve cerimónia, que não contou com qualquer dirigente do clube.
A taça relativa à conquista do campeonato nacional de 2006/07 já teve entrega marcada e foi cancelada por motivos de agenda do FC Porto e do seu presidente Pinto da Costa.
A polémica relativa à entrega dos troféus de campeão arrasta-se há meses e tem como pano de fundo as más relações entre o FC Porto e a Direcção da Liga.
Os ''dragões'' chegaram mesmo a enviar cartas para o Governo. Primeiro, no final do ano passado, para Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, e depois, em Março, para Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência.