O avançado Hugo Almeida é o único português com possibilidades de chegar às meias-finais da Taça UEFA de futebol, com o seu Werder Bremen a defender quinta-feira em Itália o triunfo 3-1 frente à Udinese.
O internacional luso foi mesmo um dos protagonistas da primeira mão ao fazer o 3-0 aos 69 minutos, após golos do também ex-portista Diego (34 e 67 m): Quagliarella (87) reduziu e mantém assim a chama da esperança do conjunto transalpino.
O Werder Bremen está em 10º no campeonato alemão e praticamente sem esperanças de chegar à Taça UEFA, o mesmo sucedendo com a Udinese, 12ª em Itália.
Caso consiga o apuramento, Hugo Almeida pode estar mais perto de defrontar os ucranianos do Shakhtar Donetsk, que vão a Marselha com uma vantagem de dois golos (2-0 com Hübschman e Jadson a marcaram aos 39 e 65 minutos, respectivamente).
Apesar do resultado prometedor - um golo fora obrigará os gauleses a marcar quatro para passarem - o Marselha atravessa uma fase positiva e está com a moral bem elevada, depois de ter subido o fim-de-semana à liderança isolada do campeonato.
Na Ucrânia, o Shakthar é segundo, já com o título atribuído ao Dínamo.
Tal como os compatriotas do Werder Bremen, o Hamburgo também defende uma vantagem de 3-1, no caso sobre o ''milionário'' Manchester City.
Ireland deu vantagem aos ingleses logo no primeiro minuto, mas os alemães reagiram e deram a volta com tentos de Mathijsen (09 m), Trochowski (63, penalti) e Guerrero (89).
O Hamburgo mantém fortes aspirações ao título alemão, apesar de ter perdido domingo a liderança do campeonato que repartia com o Wolfsburgo, enquanto o City está já num ''indiferente'' 11º lugar.
O vencedor desta eliminatória vai encontrar o Dínamo de Kiev ou o Paris Sait-Germain (afastou o Sporting Braga nos ''oitavos''), que empataram a zero em Paris.
O PSG está a perder terreno no campeonato gaulês, em que ocupa o sexto lugar já a cinco pontos do líder Marselha, enquanto o Dínamo já há muito festejou mais um título.