loading

Liga Sagres: Nacional empata Sp. Braga e segura quarto lugar

O Nacional e o Sporting de Braga “anularam-se” hoje no Estádio Cidade da Madeira (1-1), num encontro da 25ª jornada da Liga portuguesa de futebol marcado por decisões polémicas do árbitro João Ferreira.

Liga Sagres: Nacional empata Sp. Braga e segura quarto lugar

O uruguaio Luís Aguiar, de grande penalidade, aos 35 minutos, adiantou os forasteiros e o “inevitável” Nenê (líder dos marcadores do campeonato, com 18 tentos), de livre directo, aos 61, restabeleceu a igualdade.

Este era um jogo do “tira-teimas” entre dois conjuntos que tinham dividido as vitórias nos dois confrontos anteriormente efectuados: o Braga havia vencido no Estádio Axa por 1-0, na primeira volta da Liga, e o Nacional respondeu ao eliminar os bracarenses na quarta ronda da Taça de Portugal, com um triunfo no Funchal, também por 1-0.

Além disso, estava em jogo o quarto lugar da classificação, já que apenas um ponto separava as duas equipas, com vantagem para os madeirenses (42).

Para “apimentar” ainda mais o jogo, as declarações de antipatia que tanto o técnico do Nacional como o do Sporting de Braga, Manuel Machado e Jorge Jesus, respectivamente, têm trocado, numa inimizade assumida por ambos.

Ambos as equipas vinham com ausências importantes, mais os minhotos, que não podiam contar com Frechaut, Moisés, Bruno Tiago, Jorginho, Meyong e Orlando Sá, todos lesionados, enquando os madeirenses tinham de fora os lesionados Edson Sitta e Fabiano e o castigado “capitão” Patacas.

Manuel Machado, sem o lateral direito, apostou num sistema de três centrais, mas desde cedo os bracarenses tomaram conta do jogo e poderiam ter marcado por Luís Aguiar (dois minutos) e Renteria (23).

Aos 34 minutos, Alan, na direita, passou por Alonso e foi rasteirado na área. Grande penalidade que Luís Aguiar transformou no golo.

Manuel Machado tentou inverter o rumo dos acontecimentos e, ao intervalo, tirou o central Halliche para colocar o avançado Mateus.

Aos 48 minutos, Nenê, sozinho, com tudo para fazer golo, atirou para a baliza e a bola parece ter sido desviada pela mão do defesa “arsenalista” Rodriguez, na grande área, mas João Ferreira nada assinalou.

Aos 56 minutos, Mateus, solto na área, dominou com o peito, mas atirou ao lado.

O Nacional chegou ao empate através do inevitável Nenê, o goleador da Liga, através da cobrança de um irrepreensível livre directo, sem hipóteses de defesa para Eduardo, aos 61 minutos.

A tarefa dos madeirenses ficou mais difícil com a expulsão, aos 70 minutos, de Alonso, por acumulação de amarelos, situação que deverá afligir mais Manuel Machado, pois não poderá contar com o jogador para a segunda “mão” da meia-final da Taça de Portugal, quarta-feira, frente ao Paços de Ferreira.

O Sporting de Braga cresceu no jogo e teve duas soberanas oportunidades para marcar, mas os remates de Alan e Vandinho, aos 76 minutos, valeram duas grandes defesas a Bracalli.

Até final, os bracarenses pressionaram e o Nacional resistiu com muito entrega dos seus jogadores.

Aos 61, Nené, de livre directo, estabeleceu a igualdade, marcando o seu 18.º golo na I Liga.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?