O Sporting Clube de Portugal e o Santos Futebol Clube de Angola assinaram hoje em Luanda um acordo de cooperação para a formação de jogadores angolanos que podem, no futuro, integrar a equipa portuguesa.
A cerimónia contou com a presença dos dois dirigentes máximos dos dois clubes, Filipe Soares Franco, pelo Sporting, e Ismael Diogo da Silva, pelo Santos, q ue firam os signatários do protocolo.
Este protocolo prevê a criação de uma academia de futebol em Angola, que deverá formar não só jogadores do Santos Futebol Clube, mas de todos os clubes angolanos.
O protocolo celebrado contempla as áreas de formação técnica, desportiva, documentação, promoção e formação.
O Sporting compromete-se a prestar apoio de consultadoria técnica às escolas de futebol do Santos, proporcionar estágios a treinadores e jogadores e formação junto das equipas de futebol de formação do Sporting nas datas em que vierem a ser acordadas pelas partes.
Compromete-se a envidar esforços para concretizar uma política de intercâmbio mediante a realização de acções, apoio do Sporting a estágios do Santos, acolhimento de equipas do Sporting em Angola e agendamento de jogos particulares.
O Santos compromete-se ainda a vender em todo o território angolano os produtos comercializados pelo Sporting, e poderá adquirir jogadores a título definitivo aos ''leões''.
Filipe Soares Franco destacou, na ocasião, a cooperação entre os dois clubes, frisando que a mesma vai vigorar por um período de dois anos, mas que deverá ser definitiva depois.
''Para o Sporting é uma honra e privilégio ser o primeiro clube português que celebra protocolos com um clube de Angola. Há mais de 25/30 anos que o futebol português desconhece verdadeiramente o futebol angolano e que o futebol angolano desconhece o futebol português'', afirmou Filipe Soares Franco.
O dirigente recusou responder a questões sobre a actualidade ''leonina'', alegando que se encontrava em Luanda apenas para assinar o documento com o clube angolano.
Por seu lado, o presidente do Santos lembrou que o melhor jogador do mundo (Cristiano Ronaldo) é fruto da Academia de Alcochete e que existem outros grandes nomes que também saíram das camadas de formação do Sporting.
''Também o futebol angolano vai ter de passar pela aposta na formação e o Santos surge com este acordo na vanguarda deste desígnio, porque a academia que vai ser criada será para todos os clubes angolanos'', disse.