loading

Portugal-Croácia: Boas memórias para o lado luso, a melhor em Lens

Portugal recebe no sábado, no arranque da Liga das Nações de futebol, a seleção da Croácia, vice-campeã mundial, equipa que num passado bem recente deixou boas memórias aos atuais campeões europeus.

Portugal-Croácia: Boas memórias para o lado luso, a melhor em Lens

O Estádio do Dragão, no Porto, vai ser o palco do sexto duelo de sempre entre estas duas seleções, terceiro oficial, com Portugal a ter um registo bem positivo com cinco vitórias, a mais importante nos oitavos de final do Euro2016, e apenas um empate (1-1), que aconteceu nas última vez que se encontraram, num particular em 2018, no Estádio Algarve.

Até esse encontro, que aconteceu depois do Mundial2018 e antes do arranque da primeira edição da Liga das Nações, a seleção nacional tinha um registo totalmente vitorioso perante os croatas, sem qualquer golo sofrido.

O primeiro jogo oficial, e de sempre, entre Portugal e Croácia aconteceu na fase final do Euro1996 em Inglaterra, com um triunfo luso em Nottingham, por 3-0, mas foi 20 anos depois, em França, que os croatas entraram nos ‘livros’ do futebol português como um dos ‘obstáculos’ que a seleção lusa ultrapassou até chegar à conquista do seu primeiro Europeu.

Em Lens, em jogo dos ‘oitavos’, após um ‘nulo’ no fim do tempo regulamentar, Ricardo Quaresma marcou aos 117 minutos o golo do triunfo por 1-0 e que garantiu a passagem de Portugal à próxima fase.

Três anos antes, em 2013, a seleção nacional tinha-se imposto pela mesma margem num jogo particular realizado na cidade suíça de Genebra, graças a um golo solitário de Cristiano Ronaldo.

O triunfo alcançado em 2005, na partida realizada em Coimbra, foi um pouco mais categórico, por 2-0, com golos de Petit e Pauleta, mas confirmou uma tendência de ‘encurtamento’ dos resultados sobre a equipa croata.

A última jornada do grupo D do Europeu de 1996 terminou com a vitória mais robusta, por 3-0, mas foi obtida frente um adversário muito desfalcado, que já tinha assegurado a qualificação e por essa razão alinhou com vários habituais suplentes.

Portugal venceu não apenas o jogo, com golos marcados por Luís Figo, João Vieira Pinto e Domingos, mas também o agrupamento, apesar ter sido eliminado logo na fase seguinte, os quartos de final, pela República Checa, destino idêntico ao que conheceu a Croácia, frente à Alemanha.

No último confronto, no Algarve, num jogo em que Cristiano Ronaldo esteve ausente, Perisic colocou os croatas na frente, aos 18 minutos, mas Pepe refez a igualdade, aos 32, no encontro em que atingiu as 100 internacionalizações.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?