loading

Portugal-Croácia: O regresso ao Dragão, o palco da 'festa' da Liga das Nações

Portugal vai efetuar no sábado, frente à Croácia, o seu 11.º jogo no Estádio do Dragão, o primeiro depois de ter conquistado nesse palco a Liga das Nações de futebol, num ‘casamento’ que até começou da pior forma.

Portugal-Croácia: O regresso ao Dragão, o palco da 'festa' da Liga das Nações

A seleção nacional esteve pela última vez no Porto em junho do ano passado e no dia 09 desse mês levantou no Dragão o troféu da primeira edição da Liga das Nações, depois de vencer os Países Baixos, por 1-0.

Foi o 10.º encontro da formação das ‘quinas’ nesse recinto e teve um resultado bem diferente do primeiro, um surpreendente desaire com a Grécia (2-1) no arranque do Euro2004, que decorreu totalmente em solo luso.

Até hoje, essa é a única derrota sofrida por Portugal no Estádio do Dragão, tendo depois disso somado algumas vitórias importantes em jogos de qualificação para fases finais, bem como empates que atrasaram a seleção nacional na corrida aos Europeus e Mundiais.

Inaugurado em 16 de novembro de 2003, foi preciso esperar quase um ano para a nova casa do FC Porto receber um jogo da seleção portuguesa, o que acabou por acontecer em 12 de junho de 2004, no arranque oficial do Europeu desse ano.

O dia acabou por ser uma deceção, com a Grécia, que viria a conquistar o título mais tarde, precisamente numa final contra Portugal (1-0), a surpreender tudo e todos com uma vitória por 2-1. Karagounis (07 minutos) e Basinas (51) fizeram os golos dos helénicos, enquanto Cristiano Ronaldo reduziu nos descontos (90+3).

Foi no Dragão que Ronaldo fez o primeiro golo da sua carreira pela seleção principal e pode, 16 anos depois, nesse mesmo palco alcançar já no sábado a marca dos 100. O capitão tem atualmente 99.

Portugal só voltaria à casa do FC Porto em outubro de 2005, com um triunfo por 3-0 sobre a Letónia, na qualificação para o Mundial2006, seguindo-se dois nulos, primeiro com a Finlândia, em 2007, que foi suficiente para garantir o apuramento para o Euro2008, e depois com a Suécia, em 2009, no caminho para o Mundial2010.

O Dragão voltou a assistir a vitórias da seleção nacional no caminho para o Euro2012, com triunfos sobre a Dinamarca, por 3-1, num encontro que marcou a estreia de Paulo Bento no comando da equipa, e Islândia (5-3). Nani bisou nesses dois jogos.

Em 2012, Portugal ‘tropeçou’ perante a Irlanda do Norte (1-1), com Helder Postiga já perto do fim a impedir a derrota, mas mesmo assim assegurou um lugar no Mundial2014, no Brasil.

Após um triunfo num particular sobre a Noruega (3-0), que serviu de preparação para a fase final do Euro2016, a seleção lusa levou três anos a regressar ao Estádio do Dragão e acabaria por fazer história nesse palco com a conquista da Liga das Nações, apenas o segundo título da sua história.

Em 05 de junho, nas meias-finais, Portugal bateu a Suíça, por 3-1, com um ‘hat-trick’ de Cristiano Ronaldo, e, quatro dias depois, assegurou o troféu com um golo de Gonçalo Guedes na final com os Países Baixos.

O Portugal-Croácia, da primeira jornada do Grupo 3 da Liga das Nações, está agendado para sábado, às 19:45.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?