O treinador do Chelsea, o holandês Guus Hiddink, qualificou hoje de exemplar o futebol praticado pelo FC Barcelona, que o clube inglês recebe quarta-feira, na segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões.
''O Barcelona é um exemplo para todas as equipas. Tem uma forma de jogar que merece o reconhecimento mundial, independentemente dos jogadores que utilizar'', elogiou Hiddink, em conferência de imprensa.
O treinador do Barcelona, Josep Guardiola, retribuiu os elogios de Hiddink, considerando que o Chelsea ''é a mais forte equipa do Mundo'', apesar da exibição ultra-defensiva realizada na Catalunha.
''Pratica um jogo directo, colocando a bola na área, em Drogba, mas também pressiona e conta com uma segunda linha excelente, que recupera muito bem'', observou o treinador do campeão espanhol.
Hiddink, que arrancou um empate 0-0 no encontro da primeira mão, em Espanha, ficou impressionado com a goleada imposta no sábado pelo Barcelona ao rival Real Madrid, por 6-2, em jogo do campeonato espanhol.
''Gostei muito da sua forma de actuar e de como circulou a bola. A constante troca de posições entre os seus jogadores faz-me antecipar perigo para amanhã (quarta-feira)'', observou o treinador do vice-campeão inglês e europeu.
Hiddink apreciou o cumprimento estrito das indicações tácticas no jogo de Nou Camp por parte dos futebolistas do clube londrino, mas que na segunda mão ''é preciso tomar mais um pouco a iniciativa atacante''.
Guardiola está mais preocupado com as ausências do ''capitão'' Puyol, suspenso, e do mexicano Rafael Márquez, lesionado, optando por ''esconder o jogo'' sobre o colega de Piqué no centro da defesa.
''Todos os jogadores que estão aqui têm treinado com a equipa ao longo de toda a temporada. Por isso não acho que se tratem de experiências. Experimentar seria jogar com alguém da filial'', disse Guardiola, sem revelar se optará pelo uruguaio Martín Cáceres ou o francês Eric Abisal.
O treinador do Barcelona assinalou que a utilização de Thierry Henry está em dúvida, mas o avançado internacional francês participou hoje no treino de adaptação da equipa catalã ao relvado e iluminação de Stamford Bridge.