O guineense Pelé é o mais recente reforço do Rio Ave, por empréstimo do Mónaco, e regressa ao clube que já representou em 2017/18, anunciaram hoje os dois emblemas nas suas páginas na Internet.
“O bom filho a casa torna. Quanta sabedoria popular na hora de recordar o passado de Pelé, médio, de 29 anos, que está de regresso ao Rio Ave FC, precisamente no dia em que comemora o seu aniversário”, refere o clube de Vila do Conde.
Pelé representou o Rio Ave em 2017/2018, com grande sucesso, numa temporada em que cumpriu 38 jogos, marcou sete golos e contribuiu para uma época coroada com o 5.º lugar na tabela classificativa e consequente apuramento para a Liga Europa.
Na altura, o médio foi transferido para o Mónaco, mas, sem espaço no plantel dos franceses, foi sucessivamente emprestado aos ingleses do Nottingham Forest (2018/19) e Reading (2019/20). Em 2020/21 regressa ao Rio Ave também por empréstimo.
O acordo de cedência com o Mónaco é válido por uma temporada, reservando o Rio Ave para si uma cláusula de opção de compra.
O médio Pelé, que já hoje treinou integrado no plantel vilacondense, conta com uma vasta experiência no futebol português, em que já envergou as camisolas do Belenenses, Olhanense, Paços de Ferreira e Feirense.
O clube considera que a vinda de Pelé “acrescenta mais qualidade à muita que o plantel de Mário Silva já detinha, garantindo opções válidas para o ataque a uma época que se pretende na linha das anteriores”.
A poucos dias do decisivo encontro com o AC Milan, referente ao ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga Europa, o Rio Ave conta com um importante reforço para o seu plantel.
Pelé, jogador formado no Belenenses, conta ainda no seu percurso com uma passagem pela equipa de sub-20 do AC Milan (2011/12) e pelo campeonato ucraniano, ao serviço do Arsenal Kiev (2012/13), por empréstimo do clube italiano.