O Shakhtar Donetsk qualificou-se hoje pela primeira vez para uma final europeia, depois de vencer o Dínamo de Kiev, por 2-1, no segundo jogo da meia-final da Taça UEFA de futebol.
Depois de ter empatado em Kyev (1-1), o Shakhtar pode agradecer aos brasileiros Jadson (17 minutos) e Ilsinho (89), enquanto Bangoura (47) marcou o golo da equipa da capital ucraniana.
O Shakhtar Donetsk fica à espera do vencedor da meia-final entre os alemães do Hamburgo e do Werder Bremen, para saber quem defrontará na final da última edição da Taça UEFA, em Istambul.
O golo marcado fora no empate na primeira mão dava vantagem ao Shakhtar Donetsk, que mais confortável ficou, quando aos 17 minutos, o brasileiro Jadson aproveitou um mau corte do seu compatriota Betão para inaugurar o marcador.
Sem capacidade para criar perigo em lances de bola corrida, o Dínamo de Kiev conseguiu marcar num lance de bola parada, mas o árbitro português Olegário Benquerença anulou bem o lance por fora-de-jogo de Vukojevic.
No final da primeira parte, as duas equipas estavam iguais em termos de posse de bola, com o Dínamo de Kiev a rematar por apenas três vezes, mais uma que o Shakhtar Donetsk, que, contudo, marcou no único remate enquadrado.
Com apenas dois minutos decorridos no segundo período, o Dínamo de Kiev empatou a partida e a eliminatória, com Ismael Bangoura, isolado por Oleksandr Aliyev, a tocar a bola por cima de Andriy Pyatov.
O Shakhtar reagiu ao golo e criou duas oportunidades de golo, mas aos 65 minutos Jadson não conseguiu bater Bogush, que, sete minutos depois, largou uma bola, mas conseguiu deter o remate de Ilsinho.
Aos 89 minutos, quando muitos já aguardavam o prolongamento e seis minutos depois de um adepto ter entrado na baliza do Shakhtar, Ilsinho colocou a equipa de Donetsk na final da Taça UEFA, ao marcar o segundo golo com um remate cruzado, depois de já ter ultrapassado dois adversários.