O Valência “ofereceu” hoje ao FC Barcelona a possibilidade de poder festejar já domingo a conquista do seu 19º título espanhol de futebol, ao receber e bater o Real Madrid por 3-0, na 35.ª jornada.
Com o desaire no Mestalla, a formação “merengue”, que na última ronda tinha sido humilhada em casa pelo líder da prova (2-6), manteve-se a sete pontos do “Barça”, que ficará com 10, com três rondas para jogar, se vencer em casa o Villarreal.
Mata, aos 29 minutos, David Silva, aos 32, e Baraja, aos 68, apontaram os três tentos do Valência, que reforçou o quarto posto, isto num encontro em que contou os 90 minutos com o internacional português Miguel.
O FC Barcelona, que chegou aos 100 golos na prova no Santiago Bernabéu, está também na corrida à vitória na Taça do Rei (defronta quarta-feira o Athletic de Bilbau, na final) e na Liga dos Campeões (discute o título com o Manchester United, a 27 de Maio, em Roma).
Nos outros jogos do dia, o Sevilha reforçou o terceiro posto, ao receber e bater o Maiorca por 3-1.
Os insulares, sem o central português Nunes, adiantaram-se aos 16 minutos, por Aduriz, mas Kanouté (32 minutos, de grande penalidade), o ex-portista Luís Fabiano (60) e Jesus Navas (76) deram a volta ao resultado.
Por seu lado, o Athletic de Bilbau garantiu, em definitivo, a manutenção, ao bater em casa o Bétis por 1-0, graças a um tento de Ion Velez, aos 28 minutos.
Ao contrário dos bascos, o conjunto de Sevilha, que contou na baliza com Ricardo e com Nelson no lado direito da defesa até ao intervalo, continua em posição perigosa.