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Sporting: Pedro Pinto Souto quer criar fundo de jogadores

A candidatura de Pedro Pinto Souto à presidência do Sporting propõe-se capitalizar e complementar o actual acordo de reestruturação financeira celebrado com a banca através, designadamente, da criação de um fundo de jogadores fechado, disponível para subscrição pública.

Esta candidatura às eleições de 05 de Junho entende que este procedimento vai permitir ao clube ''realizar um encaixe financeiro relevante'' e reforçar e manter ''os bons jogadores de futebol'', lê-se num documento hoje enviado à comunicação social, intitulado ''Modelo de Sustentabilidade Financeira''.

Para a candidatura ''Sporting Global'', esse fundo de jogadores vai consentir aos sócios, ''em parceria com a banca, a possibilidade de participarem nas mais valias dos melhores jogadores com garantias de protecção de capital'', contribuindo igualmente para ''diminuir o passivo bancário através da obtenção de um encaixe financeiro para a Sociedade Anónima Desportiva (SAD)''.

O modelo de sustentabilidade do projecto tem ainda como pressupostos a reavaliação ''dos acordos de transmissão'' (televisiva), de modo a aproximá-los dos padrões internacionais.

Partindo de um cenário que tem por base o projecto financeiro iniciado em 1999, a candidatura de Pedro Souto propõe-se assegurar a ''definição e aprovação de objectivos, orçamentos e planos controlados mensalmente'', assim como garantir o ''controlo e a avaliação semanal do desempenho económico e financeiro''.

Pretende ainda certificar-se que o ''rácio económico de compra/venda de jogadores não coloca em causa a capitalização do clube e a redução do passivo do mesmo''.

Entre as medidas destinadas a gerar receitas, a candidatura quer dinamizar um programa de ''naming rights'' (direitos de utilização de marca) nos espaços das infra-estruturas existentes e, no caso do estádio, ''reavaliar a substituição das cadeiras para verdes e brancas, para assim permitir desenhar o logotipo dos patrocinadores'', assim como estudar a ''viabilidade económica e jurídica'' para lançar ''jogos de apostas, que podem inclusive ser patrocinados''.

Deseja também rever e relançar o ''kit'' de sócio ''com uma oferta de valor acrescentado, de forma a converter os adeptos em sócios'', e criar ''contas bancárias que assegurem comissões para o clube ou permitam ir amortizando o passivo junto da entidade bancária com base numa estimativa média de rentabilidade de um cliente referência nessa instituição''.

O prazo para a entrega das listas candidatas às eleições de 05 de Junho para os órgãos sociais do Sporting termina a 29 de Maio.

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