O Penafiel, da II Liga, assegurou hoje a passagem à terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ao vencer o Esperança de Lagos, equipa do terceiro escalão, por 3-1, depois de ter estado em desvantagem no marcador.
No Municipal de Lagos, Zé Maria, aos 11 minutos, abriu o marcador para os algarvios, mas o Penafiel deu a volta ao marcador e chegou ao intervalo em vantagem, com golos de Pedro Soares (24) e Gustavo (40), tendo Júnior Franco (90) fixado o resultado.
A equipa da II Liga portuguesa de futebol jogou os últimos seis minutos em inferioridade, depois de Vasco Braga ter sido expulso, aos 84 minutos, por acumulação de cartões amarelos.
A superioridade da equipa de Penafiel foi evidente ao longo de toda a partida, com o domínio do jogo, embora tenha sido surpreendida pelo golo madrugador dos algarvios.
No primeiro jogo oficial da temporada, o Esperança de Lagos conseguiu surpreender o seu opositor da II Liga portuguesa de futebol, quando, aos 11 minutos, Zé Maria aproveitou uma desatenção da defesa penafidelense e, isolado, bateu o guarda-redes Filipe Ferreira.
Contudo, a resistência dos algarvios à superioridade técnica e física do Penafiel durou apenas até aos 24 minutos, altura em que Pedro Soares igualou a partida.
A partir do golo, o jogo passou a ter um só sentido, o da baliza algarvia, tendo Gustavo, aos 40 minutos, virado o marcador e dando vantagem ao Penafiel.
No segundo tempo, a equipa orientada por Pedro Ribeiro manteve sempre o domínio do jogo, embora sem conseguir materializar em golos as várias oportunidades criadas.
Aos 90 minutos, Júnior Franco fixou o marcador, ao assinar o terceiro tento do Penafiel, com um ‘chapéu’ ao guarda-redes algarvio quase do meio campo, reforçando a passagem à terceira eliminatória da Taça de Portugal.