O Bayern de Munique, clube de futebol de maior historial na Alemanha, anunciou hoje ter chegado chegado a acordo com o treinador holandês Louis van Gaal, que assina contrato por dois anos, com início a 01 de Julho próximo.
Louis van Gaal, de 57 anos, tinha contrato até 2010 com o AZ de Alkmaar, que levou ao título holandês de futebol esta época.
O antigo treinador do Ajax Amesterdão e do FC Barcelona era a escolha prioritária do Bayern desde o despedimento de Juergen Klinsmann, a 28 de Abril, dez meses apenas após este ter assumido o cargo.
Van Gaal já tinha chegado a acordo com os dirigentes do Bayern mas a sua contratação estava bloqueada pela inflexibilidade do presidente do AZ Alkmaar, situação que só veio a ser desbloqueada hoje pela direcção do clube bávaro, que se deslocou a Alkmaar.
''O AZ Alkmaar aceitou terminar o contrato com Louis van Gaal a partir de 30 de Junho de 2009, para que ele possa juntar-se ao Bayern Munique'', afirma o clube da Baviera, em comunicado.
''Como forma de agradecimento, o Bayern comprometeu-se a disputar no Verão de 2010 um jogo particular com o AZ, em Alkmaar'', acrescenta o comunicado.
Por diversas ocasiões os dirigentes bávaros indicaram que não tinham intenção de pagar indemnizações por van Gaal.
''Estamos felizes por ter recrutado um treinador que tem o palmarés e a experiência de Louis van Gaal'', congratula-se o presidente do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge.
A duas jornadas do fim da época, o Bayern é segundo na Bundesliga, com os mesmos pontos do líder Wolfsburgo, mas o pequeno avanço sobre os persguidores imediatos ainda lhe não garantiu a ida á próxima edição da Liga dos Campeões.