Um idoso de 84 anos morreu nas últimas horas, elevando para 11 o número de óbitos no surto de novo coronavírus nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, informou hoje a instituição.
Desde a última atualização feita na quarta-feira, há a registar a morte de mais um idoso e duas altas hospitalares de utentes que estavam internados no hospital de Bragança, onde se mantém quatro idosos com uma média de idades de 86 anos.
Os dados foram divulgados hoje pela Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia, através do Gabinete de Comunicação e Imagem, com a indicação de que fará novo ponto da situação quando “houver dados relevantes a comunicar”.
O surto nos lares da Misericórdia de Bragança já atingiu mais de 140 dos cerca de 170 utentes, onze dos quais morreram.
Além dos idosos, existem ainda 43 casos ativos de infeção entre os trabalhadores da instituição.
Do total de infetados desde o início do surto, foram registados “três casos de recuperação” relativos a trabalhadores.
O surto atingiu os três lares de idosos da Misericórdia de Bragança, localizados no complexo no centro da cidade de Bragança e onde o primeiro caso positivo detetado, relativo a uma funcionária, ocorreu a 23 de setembro.
Os utentes e colaboradores de todas as respostas sociais da Misericórdia de Bragança foram todos testados, num total de cerca de 700 pessoas, ficando apenas de fora as mais de 300 crianças dos infantários e escola básica.
O surto de coronavírus ficou, segundo a direção, circunscrito aos lares de idosos e representa mais de metade dos casos ativos no concelho de Bragança.
Todos os doze concelhos do distrito de Bragança têm atualmente casos ativos de infeção pelo novo coronavírus.
O distrito de Bragança contabiliza cerca de 1.100 casos confirmados de infeção desde o início da pandemia, com 44 mortes associadas à covid-19.