A derrota do AC Milan frente à Udinese, em jogo da 36.ª jornada da Liga italiana, ''deu'' hoje ao Inter de Milão, orientado pelo português José Mourinho, o quarto título consecutivo de campeão transalpino de futebol.
O AC Milan ficou assim a sete pontos da equipa na qual alinha o português Luís Figo, que domingo poderá celebrar o primeiro tetra da sua história na recepção ao Siena.
Em Udine, a formação comandada por Carlo Ancelotti, chegou ao golo já em tempo de descontos (93), por intermédio de Ambrosini, numa altura em que a Udinese já vencia por dois, com tentos de D'Agostino (31, grande penalidade) e Zapata Valencia (49).
A duas jornadas do fim do Calcio, o Inter assegurou assim o 17.º ''scudetto'' e primeiro tetra da sua história e igualou o rival AC Milan em número de títulos conquistados, numa lista que continua a ser liderada pela Juventus, com 28 títulos.
Depois das vitórias em 2005/2006 (na secretaria), 2006/2007 e 2007/2008, sob o comando de Roberto Mancini e já com Figo na equipa, o Inter de Milão voltou a ser superior com Mourinho, que, no entanto, pouco conseguiu mudar no futebol pouco convincente dos ''nerazzurri''.
Sem ter sido titular indiscutível, Figo somou a quarta vitória consecutiva na prova, ele que também já tinha ganho por quatro vezes a Liga espanhola, duas pelo ''Barça'' (1997/98 e 98/99) e duas pelo Real Madrid (2000/2001 e 2002/2003).
O ''scudetto'' entra igualmente para o palmarés de outro internacional luso, o ex-portista Ricardo Quaresma, que Mourinho tanto quis, para depois emprestar ao Chelsea, então de Luiz Felipe Scolari, entretanto substituído pelo holandês Guus Hiddink.
O título de campeão italiano junta-se, no palmarés de José Mourinho, aos de bicampeão português e inglês, ao serviço de FC Porto e Chelsea, respectivamente.
Em termos europeus, o técnico português conquistou uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões, ambos ao serviço do FC Porto.