O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, recusou hoje, a ideia de que vai disputar a próxima jornada do campeonato já a pensar na final da Taça de Portugal, agora que já é campeão nacional.
Depois de uma vitória (4-1) expansiva sobre o Trofense, em jogo da 29ª jornada da Liga portuguesa de futebol, o treinador ''azul e branco'' reconheceu que os portistas estão apostados em vencer todos os seus objectivos, e incluiu nesse leque o encontro com o Sporting de Braga, na próxima jornada.
''É verdade que ainda temos um titulo para discutir que é a Taça de Portugal, mas também temos mais uma jornada do campeonato pela frente. Esta jornada foi muito positiva. É bom para um treinador ver os seus jogadores a encarar os jogos com seriedade'', disse Jesualdo Ferreira.
A propósito da preparação da final da Taça de Portugal, jogo com o Paços de Ferreira, o treinador do FC Porto disse que só se concentrará nesse objectivo no final do campeonato, mas não escondeu que já está a testar alguns jogadores, como Hulk que entrou a meio da segunda parte, depois de ter estado parado devido a lesão.
''Depois dos festejos habituais da última jornada porque é inevitável e merecido festejar, vamos reunir a equipa e começar a preparar o próximo objectivo, a Taça. O Hulk entrou hoje porque está numa condição favorável para jogar já sem risco. A próxima semana será determinante para alguns jogadores, inclusive para ele'', disse o treinador portista.
Lembrando a prestação de outros jogadores como Lisandro e Farias que marcaram os quatro golos da noite, Jesualdo Ferreira defendeu que ''uma equipa só consegue ser campeã com muito espírito de equipa''.
O técnico do FC Porto falou ainda do percurso dos ''azuis e brancos'', considerando que não foram felizes no Dragão tanto como fora de casa.
''Fizemos um mau percurso em casa. Perdemos e empatamos mais do que é natural e desejávamos. Face ao percurso externo, podíamos ter sido campeões mais cedo se não fosse o mau percurso no Dragão. Fomos mais fortes fora'', admitiu o treinador do FC Porto.
Já o treinador do Trofense, Tulipa, falou da difícil situação da sua equipa que hoje voltou a descer ao posto de ''lanterna-vermelha'' por troca com o Belenenses que venceu (1-0), em casa ao Rio Ave.
''Sabiamos que hoje tínhamos de ser fortes. Dependíamos de um resultado favorável e isso seria ganhar. Não conseguimos e também tivemos infelicidade em outros campos. Agora temos de motivar os atletas e conseguir que eles recuperem para a última batalha da época'', disse o treinador trofense.
Tulipa afirmou que foi ''impossível'' vencer aos campeões nacionais porque estes são, na sua opinião, ''a melhor equipa portuguesa do momento''. O técnico disse ainda que os portistas têm ''instinto de matador na acção ofensiva''.
Sobre a luta pela manutenção, Tulipa foi claro: ''Temos de ganhar em Paços de Ferreira e sabemos que dependemos de outros resultados, mas não desistimos''.