loading

Taça UEFA: Shakhtar Donetsk conquista troféu após prolongamento

Golos brasileiros de Luiz Adriano e Jadson deram hoje ao Shakhtar Donetsk o seu primeiro título europeu, na última edição da Taça UEFA de futebol, em Istambul, num triunfo por 2-1, diante do Werder Bremen, após prolongamento.

Taça UEFA: Shakhtar Donetsk conquista troféu após prolongamento
Futebol 365

Luiz Adriano inaugurou o marcador para o Shakhtar, aos 25 minutos, mas o seu compatriota Naldo empatou a partida 10 minutos volvidos. Jadson, na primeira parte do tempo-extra, confirmou o êxito da primeira presença numa final continental da equipa ucraniana, pela primeira vez desde a independência daquele país (1991).

O conjunto de Donetsk, batido duas vezes pelo Sporting (1-0) na fase de grupos da actual Liga dos Campeões, foi o 38º e último a inscrever o seu nome na Taça UEFA, cujo lugar será tomado, a partir de 2009/10 pela futura Liga Europa.

No Estádio Sukru Saraçoglu, o Werder Bremen falhou uma segunda conquista europeia, depois de ter triunfado sobre a francesa AS Mónaco, na final da Taça dos Vencedores de Taças, em 1992, no entretanto demolido Estádio da Luz, em Lisboa.

O treinador da equipa germânica, Thomas Schaaf, teve que improvisar devido à indisponibilidade do ''maestro'' brasileiro Diego, antigo jogador do FC Porto, e do avançado internacional português Hugo Almeida, ambos castigados por terem visto cartões amarelos, além do defesa central Mertesacker, lesionado.

Com o médio ofensivo brasileiro Jadson novamente disponível, o técnico romeno do Shakhtar, Mircea Lucescu, apenas não pôde contar com o médio Hübschman, igualmente suspenso.

O conjunto ucraniano revelou mais entrosamento e concentração desde o apito inicial e, logo aos cinco minutos, o avançado brasileiro Luiz Adriano, à entrada da área contrária, rematou ligeiramento ao lado da baliza defendida por Pyatov.

A maior rapidez com bola da equipa de Leste produziu estragos na defesa alemã, aos 25 minutos, quando o mesmo Luiz Adriano aproveitou um lançamento de Rat e, entre os defesas centrais, fez um ''chapéu'' sobre o guardião Wieser, inaugurando o marcador.

Contudo, 10 minutos depois, num livre directo cobrado pelo defesa brasileiro Naldo, Pyatov protagonizou um lance do qual tão cedo não se irá esquecer até porque toda a gente, sobretudo os adeptos ucranianos, lhe vão cobrar pelo ''frango'' que deu o empate ao Werder Bremen (1-1).

Antes do intervalo, Lewandowski obrigou Wiese a uma defesa aplicada, num remate de longe e, logo após o reatamento, foi o brasileiro Jadson a forçar novamente Wiese a aplicar-se, num livre directo.

A equipa alemã respondeu aos 78 minutos, num cabeceamento do avançado peruano Pizarro, mas Pyatov redimiu-se do erro cometido na primeira parte e evitou o golo do adversário.

Depois de um jogo muito cauteloso de parte a parte, no último quarto-de-hora regulamentar e nos instantes iniciais do prolongamento, o capitão Srna adiantou-se no flanco direito, cruzou atrasado para Jadson e o médio brasileiro colocou o Shakhtar em vantagem outra vez, com um remate cruzado e rasteiro, aos 97 minutos.

Logo a seguir, o guardião Pyatov voltou a negar o golo a Pizarro e, nos minutos finais do prolongamento, o mesmo Pizarro introduziu a bola na baliza adversária, mas graças a uma falta sobre um defesa, sancionada pelo ''juiz'' espanhol Luis Medina Cantalejo.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?