A Madeira assinalou hoje 15 novos casos de covid-19, elevando o número de infeções ativas no arquipélago para 124, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), referindo que há também dois recuperados e nove situações suspeitas em estudo.
"Hoje há 15 novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 373 casos confirmados de covid-19", refere o instituto em comunicado, sublinhando que se trata de 13 casos importados - oito provenientes do Reino Unido, três de França e dois da Região Norte de Portugal - e dois casos de transmissão local.
Em dois dos casos importados está identificada uma ligação a um clube desportivo, sendo que os outros atletas envolvidos e a respetiva equipa técnica, num total de 54 contactos, foram avaliados e apresentaram um teste de PCR negativo para covid-19.
O IASAÚDE esclarece que a região contabiliza agora 124 os casos ativos, dos quais 114 foram identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e dez são casos de transmissão local.
"Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 65 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 59 em alojamento próprio", indica.
À data, 17.867 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação ‘MadeiraSafe', 8.128 das quais estão em vigilância ativa.
No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde 01 de julho, há a reportar um total cumulativo de 92.027 colheitas para teste ao novo coronavírus realizadas até às 19:00 de hoje.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 42,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.297 pessoas dos 116.109 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde."