loading

Vitórias em Alvalade e Braga abriram caminho para o título, diz Jesualdo

As vitórias do FC Porto em Alvalade e em Braga, às quinta e 15.ª jornadas, respectivamente, foram os momentos decisivos na conquista do tetracampeonato de futebol, disse hoje o treinador portista, Jesualdo Ferreira.

Vitórias em Alvalade e Braga abriram caminho para o título, diz Jesualdo

Na antevisão ao jogo de encerramento da edição 2008/09 da Liga, o treinador do FC Porto não deixou margem para dúvidas e considerou aqueles jogos como ''determinantes'' para a conquista de novo título para o Dragão e para a ''motivação da equipa''.

''Em Alvalade, porque conseguimos sair desse jogo com o Sporting na frente, depois de não termos feito uma boa entrada no campeonato e na sequência da derrota com o Arsenal (4-0, para a Liga dos Campeões). Depois, em Braga, porque voltámos a assumir a liderança e partimos para a segunda volta bem posicionados'', disse.

Jesualdo Ferreira referiu também que, em Alvalade, na vitória por 2-1, reforçou a ideia de que havia jogadores capazes de construírem uma equipa mais forte, conseguindo igualmente um ''grande acréscimo de motivação''.

Lamentando o final da época, ''em função do bom rendimento da equipa'', Jesualdo Ferreira fez ainda um balanço do melhor e do pior da temporada, salientando que o triunfo do FC Porto na prova, foi, ''claramente'', aquilo que mais se pode enaltecer.

''Foi um campeonato de muita polémica e o FC Porto foi o alvo preferencial das acusações, críticas e derrotas antecipadas. Mas eu resisto às críticas, somente não aceito a desonestidade intelectual. Mas nunca ninguém disse que o FC Porto era uma equipa em construção e só falavam disso em relação ao Benfica, dizendo também que o Sporting era uma equipa jovem'', explicou.

Desta forma, disse Jesualdo, houve ''grande gozo'' no triunfo, até porque, da equipa inicial dos ''dragões'', apenas quatro jogadores tinham a ''escola'' portista.

''Dos 10 jogadores de campo, havia apenas Bruno Alves, Raul Meireles, Lucho e Lisandro. Quem se reconstruiu foi o FC Porto e não o Benfica ou o Sporting'', referiu.

Jesualdo disse ainda que lhe deu o mesmo prazer ganhar os três campeonatos, porque, no primeiro, ''estava tudo feito'', no segundo, ''foi com 20 pontos de avanço'' e no terceiro disseram que ''estava morto'' e depois, ''parece que descobriram um treinador''.

O técnico não quis fazer já a eleição do melhor jogador do campeonato, mas assumiu que Fernando e Hulk, do FC Porto, foram as revelações e o capitão portista Bruno Alves, o jogador ''mais sólido''.

Sobre a partida com o Braga, Jesualdo negou qualquer duelo especial com Jorge Jesus, de quem se fala poder vir a ser o próximo treinador do Benfica, e admitiu querer terminar a época a ''jogar bem e a vencer''.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?