A derradeira jornada da Liga 2008/09 termina já este sábado para a maior parte das equipas, definindo-se que clubes permanem na principal competição nacional. São a s contas finais na 1ª Liga para Rio Ave, V. Setúbal, Belenenses e Trofense.
Numa missão perfeitamente alcançável, na Figueira da Foz, o V. Setúbal terá de evitar nervosismos de última hora na luta pela manutenção na principal Liga nacional.
Os sadinos visitam a Naval, procurando conquistar os pontos necessários para a festa em Setúbal. No entanto, o Setúbal estará sempre de ''olhos postos'' no que se irá passar nos restantes encontros. O Setúbal até pode perder, caso o Belenenses e o Trofense também não consigam alcançar qualquer ponto nesta última jornada.
Tarefa mais difícil tem o Belenenses - agora sem Jaime Pacheco e com Rui Jorge no comando da equipa - na sua deslocação à Luz e com a missão de conquistar 3 pontos. Só assim, os ''azuis'' de Belém alimentam a esperança de permanecer na principal Liga nacional, embora dependendo dos resultados dos mais directos adversários do fundo da tabela classificativa.
O Rio Ave depende de si próprio para festejar a manutenção na principal Liga de futebol, recebendo, este sábado, o ''descansado'' E. Amadora. Pelo sim, pelo não, os vilacondenses querem vencer para que não sejam obrigados a fzer contas de última hora nesta corrida pela manutenção.
O Trofense está obrigado a conquistar 3 pontos em P. Ferreira, para tentar, num último e difícil esforço, garantir a sua permanência entre os grandes do futebol nacional. Porém, a vitória pode ser escassa para a conquista desse mesmo objectivo, se Belenenses e Setúbal vencerem os seus encontros. O P. Ferreira pode não facilitar e querer mostrar que não é por acaso que está na final da Taça de Portugal, encontro que poderá significar também a entrada directa na próxima edição europeia da ex-Taça UEFA.