O ciclista holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep), que sofreu uma queda grave na Volta à Polónia, revelou hoje que a sua recuperação está a correr bem e anteviu um regresso aos treinos ainda este ano.
“Quatro semanas depois da reconstrução dos maxilares inferior e superior chegou o momento de tirar os pontos. O processo de cicatrização está a correr bem”, escreveu como legenda de uma fotografia publicada na sua conta na rede social Instagram, na qual se podem ver instrumentos cirúrgicos e os pontos retirados do seu rosto.
Na sequência da grave queda na primeira etapa da Volta a Polónia, o jovem ciclista, de 24 anos, perdeu todos os dentes, à exceção de um, e teve de levar 130 pontos na face. Posteriormente, foi operado para reconstrução do rosto, tendo-lhe sido retirado um osso da zona pélvica para ser colocado nos maxilares.
“O osso transplantado terá que ficar forte e firme nos próximos quatro meses. A próxima cirurgia está agendada para 2021. Nas próximas semanas, a minha pélvis deverá estar curada e forte como antes. A partir daí, posso regressar lentamente aos treinos na bicicleta”, detalhou.
O ‘sprinter’ holandês esteve uma semana na unidade de cuidados intensivo do hospital de Santa Bárbara, em Sosnowiec (Polónia), tendo mesmo sido colocado em coma induzido enquanto o seu prognóstico era grave.