O Sporting de Braga cedeu hoje a primeira derrota na Liga Europa de futebol, e de forma pesada, na deslocação ao terreno do Leicester (4-0), que permitiu aos ingleses isolarem-se na liderança do grupo G, na terceira jornada.
Em vésperas da deslocação ao Estádio da Luz, para o campeonato, a série de seis vitórias dos minhotos - entre as quais nas duas rondas europeias anteriores - foi interrompida com um ‘bis' de Kelechi Iheanacho, um golo de Dennis Praet e outro de James Maddison.
Com o triunfo, os ingleses descolaram do Sporting de Braga e estão agora sozinhos no topo do grupo, com nove pontos, mais três do que os ‘arsenalistas’, que têm a mesma vantagem sobre o AEK, terceiro colocado, que goleou o Zorya por 4-1 e arrecadou o primeiro triunfo na prova.
Sem qualquer português no ‘onze’, os gregos marcaram por intermédio de Muamer Tankovic, Petros Mantalos e Marko Livaja, este por duas vezes, sendo que os ucranianos, sem qualquer ponto ainda, atenuaram os números através de Vladyslav Kochergin.
No grupo H, o turco Yusuf Yazici voltou a evidenciar-se ao serviço do Lille, anotando os três golos da vitória sobre o AC Milan (3-0). O médio, que já tinha apontado um ‘hat-trick' na primeira jornada, perante o Sparta de Praga, lidera a lista dos melhores marcadores, com seis tentos.
O Lille, que contou com os portugueses José Fonte, Renato Sanches e Xeka no ‘onze', subiu ao primeiro posto do grupo, com sete pontos, mais um do que os italianos, que fizeram alinhar Diogo Dalot e Rafael Leão, e mais quatro do que o Sparta de Praga, que surpreendeu o Celtic, na Escócia, por expressivos 4-1, numa partida em que Lukas Julis também assinou um ‘hat-trick'.
Tal como o Leicester, o Arsenal é outra das equipas com 100% de aproveitamento na competição, mas teve de operar a reviravolta sobre o Molde (4-1), com autogolos de Kristoffer Haugen e Sheriff Sinyan, e golos de Nicolas Pepe e Joe Willock, liderando o grupo B, com vantagem sobre os noruegueses (seis pontos), Rapid de Viena (três) e Dundalk (zero).
O Hoffenheim goleou o Slovan Liberec por 5-0 e também parece lançado para se apurar para os '16 avos', contando três vitórias no mesmo número de jogos do grupo L, enquanto Dinamo de Zagreb e Feyenoord se estrearam a vencer no grupo K, sobre Wolfsberger e CSKA de Moscovo, respetivamente.
Poucas horas depois de ter batido o Ludogorets (3-1), o Tottenham, de José Mourinho, viu confirmada a liderança partilhada do grupo L com o Antuérpia, ambos com seis pontos, tendo em conta o desaire caseiro dos belgas perante o LASK Linz (1-0).
Já o Young Boys venceu por 3-0 o CSKA de Sófia e igualou o Cluj no segundo lugar do grupo A, liderado pela Roma, de Paulo Fonseca, que já tinha goleado os romenos por 5-0.
Os jogos da quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa estão agendados para 26 de novembro.