O defesa Bruno Alves vê como uma obrigação a qualificação de Portugal para o Campeonato do Mundo de futebol de 2010, tal como a obtenção da vitória sobre a Albânia, no jogo de sábado, da fase de apuramento.
''É obrigatório ganhar, mas acredito no trabalho que temos vindo a fazer. Acho que estamos todos unidos e sabemos a tarefa que temos de fazer no jogo contra a Albânia'', afirmou hoje o defesa central do FC Porto, em Óbidos, onde a selecção lusa prepara o jogo decisivo para a qualificação.
Convicto de que ''haverá sempre pressão'', Bruno Alves recusou equacionar um possível afastamento do Mundial: ''eu penso que vamos lá estar, acho que é um sentimento comum na selecção e vamos fazer tudo para estar presentes''.
''Temos feito um bom trabalho, nos treinos, mas as coisas não têm sido traduzidas dentro de campo. Vamos continuar a trabalhar da mesma maneira, mas com o objectivo de ganhar mais jogos. Penso que é essa a nossa mentalidade e é isso que vamos procurar fazer'', explicou o defesa central, escusando-se a responder sobre uma eventual saída do FC Porto, garantindo estar ''focalizado'' apenas na equipa das ''quinas''.
Apesar de confiante em conseguir estrear-se em Mundiais, Nani lamentou ''um pouco de azar'' na finalização, numa selecção que ''tem feito tudo bem, criado muitas oportunidades''.
''Só falta mesmo aquela sorte, às vezes, chutar uma bola, bater e entrar, mas acredito que vamos fazer muitos golos agora, nos jogos que faltam'', sublinhou.
O extremo do Manchester United defendeu que ''a única coisa diferente a fazer é marcar golos'' e sublinhou que o grupo está ''tranquilo e o ambiente fantástico'', reiterando que as dificuldades na qualificação ficam a dever-se à ''infelicidade de não fazer golos''.
Também Hugo Almeida justificou os problemas nesta fase com a falta ''dessa pontinha de sorte'' e disse que falhar o Mundial é impensável: ''não nos passa pela cabeça ficar de fora, sabemos que está um pouco difícil, mas jamais nos passa pela cabeça''.
''Aqui não tenho feito os golos que pretendo, mas também não temos tido muita sorte de a bola entrar. Mas o futebol é isto e penso que temos praticado um bom futebol'', afirmou o avançado do Werder Bremen.
Apontando como objectivo ''ganhar os três pontos'', Hugo Almeida admite alguma insatisfação com os resultados negativos: “por vezes não acontece, nós saímos muito frustrados e ninguém sai mais frustrado que nós de não conseguirmos o resultado que queremos”.
Portugal volta a treinar quarta-feira (10:00), na penúltima sessão antes da viagem para a Albânia, onde disputa, sábado, um jogo decisivo no apuramento para o Mundial2010, na África do Sul.
Quatro dias depois, a selecção portuguesa encerra a temporada com um particular na Estónia.