Holanda, Austrália, Japão e Coreia do Sul tornaram-se nas primeiras quatros equipas a garantir a qualificação para o Mundial2010 de futebol, na África do Sul, numa jornada que Portugal se manteve na luta, com um difícil triunfo na Albânia.
Em Reiquejavique, a renascida ''laranja-mecânica'' somou o sexto triunfo em tantos jogos disputados e garantiu o primeiro lugar do Grupo 9, ao bater a Islândia por 2-1, reservando um lugar na competição do próximo ano.
Os médios de Jong (oito minutos) e Van Bommel (16) marcaram os golos da formação liderada por Bert van Marwijk, enquanto Sigurdsson, ''facturou'' aos 88.
Pouco antes, Austrália e Coreia do Sul já tinham garantido a presença na África do Sul, na zona asiática de qualificação, assim como o Japão que, ao bater fora o Uzbequistão por 1-0, tornou-se na primeira equipa a alcançar a qualificação.
Um empate a zero frente ao Qatar foi suficiente para os australianos garantirem a terceira presença num Mundial, enquanto os coreanos venceram os Emiratos Árabes por 2-0, com golos de Park Chu-young e Ki Sung-yueng, e pela sétima vez consecutiva vão a um Campeonato do Mundo.
Em Tirana, um golo de Bruno Alves, já em tempo de descontos, manteve Portugal na luta pela qualificação, na vitória por 2-1 sobre a Albânia.
Depois dos golos de Hugo Almeida (27) e Bogdani (29), o defesa do FC Porto marcou aos 90+3 minutos e colocou a selecção lusa no terceiro lugar do Grupo 1, dependendo apenas de si própria para, pelo menos, alcançar um lugar do playoff.
No outro encontro da ''poule'', a Dinamarca, líder, ficou mais perto do acesso directo ao Mundial2010, ao bater na Suécia o rival ''amarelo'' por 1-0, graças ao golo solitário de Kahlenberg (22).
Perto do apuramento ficou também a Inglaterra, que trouxe do Cazaquistão um valioso triunfo, por 4-0, com golos de Barry (39), Heskey (45), Rooney (72) e Lampard (78 de grande penalidade).
A formação liderada pelo italiano Fabio Capello alcançou a sexta vitória em tantos jogos e tem agora uma vantagem de sete pontos sobre a Croácia, no topo do Grupo 6.
Após um arranque de qualificação promissor, a Lituânia, do português José Couceiro, recebeu e perdeu com a Roménia, por 1-0, devido a uma tento de Marica, aos 28 minutos, e caiu para a terceira posição do Grupo 7, que é liderado pela Sérvia, que venceu a Áustria, também por 1-0.
A grande surpresa, para já, da fase de qualificação é a Eslováquia, que hoje ''esmagou'' a selecção de San Marino, por 7-0, e subiu ao primeiro posto do Grupo 3.
Na fase africana de apuramento, a selecção da Tunísia, treinada por Humberto Coelho, venceu Moçambique, por 2-0, e lidera o grupo B com seis pontos em dois jogos disputados.
Na mesma posição, mas no Grupo E, está o Burkina Faso, do português Paulo Duarte, que hoje bateu o Malawi, por 1-0.