loading

Messi «vale» mais 34ME do que Ronaldo, segundo consultora económica

O jogador argentino Messi, do FC Barcelona, vale mais 34 milhões de euros do que Cristiano Ronaldo, que foi apenas ligeiramente mais caro do que o seu valor de mercado, segundo o estudo de uma consultora económica inglesa.

Messi «vale» mais 34ME do que Ronaldo, segundo consultora económica

O estudo da Frontier Economics, realizado pelo gabinete da consultora em Madrid, utilizou um complexo modelo estatístico centrado em técnicas econométricas para determinar o valor dos maiores futebolistas mundiais.

A análise da Frontier, obtida pela Agência Lusa, sugere que as duas maiores contratações da época, de Cristiano Ronaldo (93 milhões de euros) e de Káka (65 milhões de euros) foram 22 milhões de euros mais caras do que o respectivo valor “real” dos jogadores, respectivamente de 90 e de 46 milhões de euros.

Fonte da consultora explicou que o modelo usado para o cálculo se centrou na Liga espanhola de futebol, mas que é “aberto” e, por isso, permite analisar o valor de qualquer jogador, de qualquer campeonato de futebol.

Para calcular o valor dos jogadores, a Frontier analisou 244 transferências de jogadores na primeira divisão espanhola nas últimas quatro temporadas.

Apesar de admitir a dificuldade em calcular a “qualidade” de um jogador, a consultora usou dados “objectivos”, como golos marcados, remates certeiros, minutos jogados, chamadas à selecção, nomeações para a Bola de Ouro e títulos ganhos.

A idade dos jogadores é igualmente importante, já que, por exemplo, se Cristiano Ronaldo (24 anos) tivesse a idade de Messi (22), o seu valor subiria de imediato para 115 milhões de euros.

Segundo a Frontier, a experiência também conta já que isso permite evitar comprar futebolistas que tenham sofrido “a maldição do êxito” e conseguido uma temporada “irrepetível”.

Daí que, neste modelo, sejam usadas médias de actuação dos jogadores ao longo de várias temporadas.

Também conta a dimensão da equipa que contrata, já que as maiores equipas têm mais capacidade de pagar do que as mais pequenas e podem chegar a pagar pelo mesmo jogador quase três vezes mais do que uma equipa pequena.

O modelo desenhado pela Frontier permite, por exemplo, saber que o valor de um jogador sobe 3,18 por cento por cada 90 minutos jogados e que aumenta 1,33 por cento por cada convocatória à selecção.

Os golos marcados apenas são relevantes no caso dos avançados - aumentam o seu valor em 3,4 por cento -, enquanto os sofridos são relevantes no caso dos defesas, já que o valor cai 0,5 por cento. No caso dos guarda-redes, cada golo sofrido representa menos 4,4 por cento no seu valor.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?