Hélio Sousa, Rui Bento, Paulo Alves e Hugo Oliveira vão integrar os quadros técnicos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na sequência da proposta do actual seleccionador Carlos Queiroz, foi hoje anunciado.
De acordo com informação divulgada na página oficial da FPF, o organismo vai ''oficializar os convites feitos por Gilberto Madaíl, sob proposta do seleccionador nacional, Carlos Queiroz, aos treinadores Hélio Sousa, Paulo Alves, Rui Bento e Hugo Oliveira''
A Direcção da FPF recomendou a Gilberto Madaíl, o presidente do organismo, ''que o custo da nova estrutura técnica não exceda na totalidade e em qualquer factor aquilo que se vinha praticando até ao momento''
''A definição das respectivas funções (incluindo as de Oceano Cruz, que já tinha funções na estrutura liderada por Carlos Queiroz), será divulgada a breve prazo'', diz ainda a FPF.
Hélio Sousa e Paulo Alves fizeram parte da equipa campeã mundial de sub-20 em 1989 (em Riade, Arábia Saudita) e Rui Bento esteve presente na conquista do bicampeonato, em Lisboa, dois anos depois.
Hugo Oliveira, técnico de guarda-redes, passou pela formação e trabalhou em todos os escalões seniores do futebol português: da III Divisão à Liga principal.
''Gostaria de realçar o entendimento e a disponibilidade da Direcção da FPF e do presidente para concordarem com a minhas propostas relativas a este conjunto de técnicos, dos quais espero um contributo significativo para o futuro das selecções nacionais'', disse Carlos Queiroz em declarações publicadas na página da FPF.
Hélio Sousa falou da proposta como um ''novo desafio'' e ''reconhecimento'' do ''trabalho desenvolvido no início de carreira'', enquanto Paulo Alves disse ter recebido o convite com ''enorme entusiasmo, orgulho e entusiasmo''.
Hugo Oliveira considerou que a integração nos quadros da FPF é o ''patamar máximo'', revelando também pretender ''inovar e trazer para Portugal novas formas de encarar o treino de guarda-redes''.