O Sporting de Braga eliminou hoje sem dificuldades o Olímpico do Montijo (7-0), e assegurou a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, nos quais já estão Sporting, Benfica e FC Porto, detentor do troféu.
No Estadio Nacional, em Oeiras, diante da equipa do Campeonato de Portugal, o conjunto treinado por Carlos Carvalhal começou a construir a vitória pelos pés de Abel Ruiz, aos 28 minutos, com Paulinho, dois minutos depois, a dilatar a vantagem.
Após o descanso, o resultado ficou com contornos de goleada, face aos golos de Ricardo Horta (72 minutos), João Novais, de grande penalidade (77), Tormena (85), Galeno (86) e Iuri Medeiros (90).
Além de bracarenses e dos três ‘grandes’, estão nos ‘oitavos’ Rio Ave (I), Moreirense (I), Santa Clara (I), Académico de Viseu (II), Estoril Praia (II), Fafe (CP), Torreense (CP) e Estrela da Amadora (CP), com os últimos dois a confirmarem também hoje a passagem.
Horas antes, entre equipas do mesmo escalão, o Estrela da Amadora ‘selou’ o apuramento difícil, ao vencer (1-0) no reduto do Anadia, com o único golo a ser apontado aos 73 minutos, por Yuran Fernandes, na conversão de uma grande penalidade.
Pelo mesmo resultado, e também num confronto que opôs conjuntos da terceira divisão, o Torreense superiorizou-se na receção ao Amora.
Nesta ronda da prova ‘rainha’, Vitória de Guimarães, Boavista, Famalicão, Paços de Ferreira e Tondela, todos do principal escalão, foram eliminados.
Em 23 de dezembro, a ronda fica concluída com os encontros Marítimo-Salgueiros, União de Leiria-Gil Vicente, Beleneses SAD-Sporting de Espinho e Nacional-Leixões.