A selecção moçambicana de futebol ficou hoje praticamente fora do Mundial2010, ao perder por 2-1 em Nairobi, frente ao Quénia, em encontro da terceira jornada do Grupo B da terceira fase africana de apuramento.
Moçambique, que começou com um empate caseiro com a Nigéria (0-0) e perdeu, depois, na Tunísia (0-2), passou para o último lugar do agrupamento, o único que não dá sequer o apuramento para a edição 2010 da Taça Africana das Nações (CAN), que se vai realizar em Angola.
O Quénia, que havia perdido por 1-2 na recepção à formação comandada por Humberto Coelho e por 3-0 na Nigéria, subiu ao terceiro lugar, com três pontos, contra apenas um “onze” comandado pelo holandês Mart Nooij.
A Tunísia lidera o agrupamento, com seis pontos, contra quatro da Nigéria: as duas equipas defrontam-se ainda hoje (19:10 em Lisboa), em Rades, num embate decisivo para a vitória no Grupo B, que vale um lugar no Mundial2010.
Em Nairobi, os anfitriões adiantaram-se logo aos cinco minutos, por Julius Owino, tendo os moçambicanos respondido no início da segunda metade, mais precisamente aos 49, altura em que Domingues restabeleceu a igualdade.
Aos 76 minutos, o Quénia voltou, no entanto, à liderança, que já não deixou fugir, graças a um tento de Macdonald Mariaga, na transformação de uma grande penalidade.
Com este desaire, Moçambique precisa de vencer o Quénia, na próxima ronda (06 de Setembro, em Maputo), para voltar ao terceiro lugar e poder continuar na corrida pela participação no CAN2010.