A Liga de clubes abriu hoje as portas à introdução do videoárbitro (VAR) na II Liga portuguesa de futebol, apesar de a gestão do setor da arbitragem caber à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
A diretora executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Helena Pires, foi uma das oradoras na conferência “VAR Future Challenges” (Desafios Futuros do VAR), organizada hoje pelo Sporting, e destacou “a importância da I Liga ter sido uma das pioneiras” na introdução do VAR para lançar a ideia de estender a tecnologia ao escalão secundário.
“A Liga NOS foi uma das pioneiras na introdução da videoarbitagem, esperando que um dia também consigamos ter esta ferramenta na II Liga”, disse a diretora executiva do organismo que gere o futebol profissional português.
A responsável destacou ainda que o alinhamento da Liga com a direção da FPF “tem sido total ao longo deste processo” e que o organismo faz um “esforço contínuo para disponibilizar as melhores condições para a implementação do VAR”, reforçando que cabe à FPF a gestão do setor da arbitragem.
“Para a Liga, o que importa é a ferramenta desportiva. Todas as melhorias que possam ser trazidas para o protocolo são bem-vindas”, concluiu.
A conferência “VAR Future Challenges”, organizada pelo Sporting, decorreu hoje numa plataforma digital e contou também com as intervenções de vários antigos árbitros internacionais de futebol e de râguebi.