O Benfica venceu hoje o Portimonense, por 2-1, em jogo da 11.ª jornada da liga portuguesa de futebol, numa exibição pouco empolgante de ambas as equipas, mas que permite às 'águias' o regresso ao segundo lugar da classificação.
Os dois golos do Benfica foram marcados ainda no primeiro tempo, por Darwin (13) e Rafa (23), com o Portimonense a reduzir já em tempo de compensação, num autogolo de Gilberto (90+2).
Com este triunfo, o Benfica regressa à vice-liderança do campeonato, com 27 pontos, menos dois do que o Sporting, líder da prova. O Portimonense somou a sétima derrota no campeonato e mantém-se no último lugar da tabela, com oito pontos.
O Benfica entrou no encontro determinado em regressar ao segundo lugar da Liga e, nos primeiros minutos, encostou o Portimonense à sua defesa, embora sem conseguir criar uma verdadeira ocasião de perigo.
O primeiro lance a ameaçar as redes do Portimonense surgiu por Darwin, mas o avançado trocou os pés e perdeu a oportunidade de alvejar a baliza algarvia.
Aos 13 minutos, o uruguaio não vacilou, mas o destaque do 1-0 para as 'águias' vai por inteiro para Rafa. Depois de uma jogada ao primeiro toque, o extremo serviu a bola numa bandeja e o avançado só teve de encostar, 'carimbando' o regresso aos golos depois de seis partidas em 'branco'.
Poucos minutos volvidos, Rafa voltou a deixar a 'cabeça em água' a Fahd Moufi, assistiu Waldschmidt, mas o remate do alemão saiu frouxo e à figura de Samuel.
'Cansado' de assistir, Rafa decidiu ser ele o protagonista e, aos 23 minutos, fez o 2-0: arrancou do flanco direito, atravessou toda a defesa algarvia, combinou com Darwin já dentro da área, aproveitou o ressalto e atirou para o segundo da equipa 'encarnada'.
Com o dobrar do resultado, o Benfica serenou o ritmo e o Portimonense procurou, pela primeira vez, aproximar-se da baliza à guarda de Vlachodimos. Com pouco acerto na hora de finalizar, os algarvios não tiveram grande sucesso e foi Grimaldo quem esteve perto de fazer o 3-0 para o Benfica, na marcação de um livre cobrado ao ângulo, que só uma grande defesa de Samuel travou.
Na segunda parte, Paulo Sérgio mexeu para colocar o Portimonense mais perto do golo, os algarvios passaram a criar mais dificuldades ao Benfica, mas, uma vez mais, foram as 'águias' a estar novamente perto de sentenciar o encontro, com Darwin a desperdiçar o 3-0 com um remate ao poste.
Aos 71, o Portimonense assustou verdadeiramente Vlachodimos, com o remate de Luquinha a rasar o poste da baliza 'encarnada'.
A resposta surgiu por Darwin, que assumiu o frente a frente com Samuel, tentou ladear o guarda-redes, mas finalizou o lance com um remate desastrado para a bancada, num lance em que lhe foi marcado fora de jogo.
Depois de muito tentar, o Portimonense reduziu a desvantagem para 2-1 já dentro do tempo de compensação, com Gilberto, defesa do Benfica, a cabecear para o fundo das redes de Vlachodimos, depois de um lance dividido com Beto.