O treinador português Guilherme Farinha foi hoje nomeado novo diretor técnico da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, em substituição do guineense Jerónimo Mendes, anunciou, em despacho, o presidente da federação, Carlos Teixeira.
Num documento, a que a Lusa teve acesso, lê-se que Guilherme Farinha é nomeado pela "sua vasta experiência e o conhecimento ao futebol guineense", uma alusão ao facto de ter sido, nos anos de 1990, técnico principal da seleção sub-17.
Em declarações à Lusa, o presidente da Federação guineense de futebol, o empresário Carlos "Caito" Teixeira, disse que Guilherme Farinha "é uma aposta segura de todo o Comité Executivo" e deve assumir funções até ao final do mês de janeiro.
"Restruturar o futebol guineense, sobretudo, o de formação, que é a aposta desta direção, será a missão principal de Guilherme Farinha", que terá carta-branca para planificar e organizar o futebol em todo o território guineense, acrescentou "Caito" Teixeira.
O líder federativo defendeu que a escolha de Guilherme Farinha vai ao encontro daquela que é a sua visão, reformular e desenvolver o futebol local, para desta forma cimentar as bases da seleção nacional guineense.
Guilherme Farinha, 64 anos, já treinou clubes e seleções na Guiné-Bissau, Guatemala, Costa Rica e Irão.