O futebolista Anderson Polga afirmou hoje que o objectivo do Sporting é o título, mas que tal não se deve tornar uma “obsessão”, e defendeu que os jogadores estão mais maduros e conscientes do que precisam fazer.
“Quando chegamos de férias, a pré-época cria uma boa expectativa e a motivação é enorme na busca dos nossos objectivos. Todos surgem com cabeça diferente do ano passado, estamos mais conscientes do que se tem que fazer”, disse o internacional “canarinho”, em conferência de imprensa.
O central referiu também que a equipa tem que trabalhar para conseguir ser mais regular e para nos momentos decisivos da época conseguir manter-se no topo da tabela.
“Todos os anos a equipa e os adeptos querem o campeonato. Ficámos quatro anos em segundo lugar e o objectivo é o título, mas não podemos deixar que se torne uma obsessão”, disse, optimista: “A equipa amadureceu e acredito que vai suportar os momentos decisivos”.
Quanto a algumas situações que aconteceram na temporada passada no balneário do Sporting, o camisola “4” defendeu que os jogadores têm que aprender com o que aconteceu.
“Este ano os jogadores estão mais maduros e quem passou por isso não vai deixar que aconteça mais. Tem que se aprender, tem que se passar por isso para que não aconteça mais e acredito que pela maneira como se apresentaram, essas coisas não vão acontecer e não podem acontecer”, salientou.
O facto de a equipa manter a mesma base e também a equipa técnica, liderada por Paulo Bento, foi também considerado por Polga como uma mais-valia.
“É importante manter uma base, a continuidade do treinador e jogadores é positiva. O Sporting não tem tradição de fazer muitas contratações e temos feito bom trabalho, mas queremos mais”, disse.
A única contratação até ao momento é o chileno Matias Fernández, com Polga a defender que os jogadores vão fazer tudo para o ajudar na sua integração.
“Já ouvi falar dele. O Sporting não contrata muito, mas os jogadores que contrata são aqueles que podem ser solução. Cabe aos que estão cá há mais tempo dar apoio para que ele possa dar o seu melhor rendimento o mais rápido possível”, referiu.
Em relação à renovação de Liedson, até 2012, o central lembrou que o “levezinho” ainda tinha contrato, mas que é importante estar com “a cabeça tranquila”.
Questionado se o FC Porto parte em vantagem por ser o campeão em título, o defesa elogiou a organização do rival, mas garantiu que tudo começa do zero e que o Sporting tem que ser “uma equipa equilibrada do início ao fim e que consiga nos momentos decisivos não tropeçar, em especial em casa”.
A terminar, Polga, campeão mundial pelo Brasil em 2002, recusou-se a comentar as contratações dos rivais, mas adiantou que é bom para o futebol português a chegada de jogadores de renome, caso do argentino Saviola, contratado ao Real Madrid pelo Benfica.