Silvestre Varela e Fernando Belluschi já rendem golos ao FC Porto, ''facturando'' hoje no treino que marcou o arranque da época com seis dos oito reforços e as saídas dos internacionais argentinos Lisandro López e Lucho González.
Na primeira ''peladinha'' da época, Farias foi o primeiro a marcar, mas Varela, após conversa com o treinador Jesualdo Ferreira, mostrou ''fogo'' no seu pontapé e fez dois golos, enquanto Belluschi revelou técnica e vontade de chutar à baliza, embora ''só'' tenha feito um golo.
Os tetracampeões regressaram ao trabalho a meio gás e com apenas seis reforços, nomeadamente o médio Belluschi, o avançado Varela e os defesas Nuno André Coelho, Maicon e Miguel Lopes, que evoluiu à parte, uma vez que recupera ainda de intervenção cirúrgica a uma fractura no cotovelo esquerdo.
Orlando Sá também se apresentou no Centro de Formação Desportiva PortoGaia, mas, a recuperar de lesão grave - rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito - contraída ainda no Sporting de Braga, não subiu ao relvado.
O guarda-redes Beto e o defesa esquerdo uruguaio Álvaro Pereira são reforços autorizados a iniciar os trabalhos apenas sábado, dia reservado à integração dos restantes internacionais, caso dos portugueses Bruno Alves, Raul Meireles e Rolando, dos uruguaios Rodriguez e Fucile, do colombiano Guarin e do romeno Sapunaru.
Às 10:00, Jesualdo Ferreira tinha o grupo de trabalho à sua volta para a primeira palestra da época, que durou uns 15 minutos, altura em que os guarda-redes começaram a fazer treino específico e os restantes futebolistas corrida e exercícios de elasticidade e aquecimento.
De seguida o grupo foi dividido em dois para animados ''meinhos'', onde os novos começaram o verdadeiro processo de integração: nesta altura, Miguel Lopes começou a trabalhar à parte.
Chegada a ''peladinha'', Jesualdo Ferreira deu o colete laranja a Helton, Nuno André Coelho, Benitez, Fernando, Mariano, Belluschi e Varela, enquanto de azul alinharam Nuno, Cissokho, Maicon, Stepanov, Tomas Costa, Hulk e Farias, autor do primeiro tento.
Mariano esteve igualmente em destaque ao fazer um golo depois de atirar por duas vezes a bola a ferro: Tomás Costa e Benitez também ''facturaram''.
Por duas vezes, Jesualdo Ferreira falou com Varela e Maicon e o certo é que na segunda parte da ''peladinha'' o ex-estrelista arrancou duas ''bombas'' que deram nas vistas, em golos de belo efeito.
Às 14:00 o grupo vai ser dividido entre Estádio do Dragão e Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia para os habituais exames médicos: quarta-feira, à mesma hora, o processo prossegue, com os atletas a alternarem o local de provas.
Sábado o FC Porto realiza o primeiro desafio da época, frente ao Tourizense, sendo que a primeira folga só está prevista para domingo a oito, 19 de Julho, no dia a seguir à apresentação oficial aos sócios, frente ao Mónaco (21:15).
Quarta-feira o plantel volta a trabalhar às 10:00, com 15 minutos abertos para a comunicação social. Às 09:45 um elemento do plantel pode ser entrevistado no super-flash.