O FC Porto, tetracampeão português de futebol, venceu hoje de forma tranquila o Leixões, por 3-1, no primeiro ensaio ''a sério'' na pré-época 2009/10 para as duas equipas, em jogo disputado no Estádio Municipal de Aveiro.
Os ''dragões'' dominaram o encontro, destacando-se a acção do reforço Belluschi, autor do primeiro golo, que se mostrou incansável na procura da bola e em sintonia com o brasileiro Hulk.
O argentino abriu o marcador aos 20 minutos, a passe milimétrico do avançado brasileiro, atirando de forma certeira perante o guardião Diego e marcado o primeiro golo da formação de Jesualdo Ferreira.
A vantagem dos ''azuis e brancos'' dilatou-se já no segundo tempo e após várias ''mexidas'' na equipa do FC Porto, uma das quais a do guarda-redes Beto, que se estreou pelos ''dragões'' frente à antiga equipa.
Aos 48 minutos Mariano colocou a bola na área da formação leixonense e, após mau alívio de Laranjeiro, Raul Meireles atirou para o fundo das redes da baliza, com um remate rasteiro, sem hipóteses de defesa.
O Leixões reduziu para 2-1 na conversão de uma grande penalidade, por intermédio de Faioli, aos 81 minutos, na sequência de uma falta na área cometida por Tomás Costa, mas os ''azuis e brancos'' ainda restabeleceram a diferença de dois tentos.
Aos 88 minutos, o FC Porto fechou as contas da partida através de Mariano, que ganhou a bola na grande área, após novo alívio deficiente da defesa da leixonense, e rematou certeiro, fixando o 3-1 final.
Ficha do Jogo:
Jogo disputado no Estádio Municipal de Aveiro.
FC Porto - Leixões, 3-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Belluschi, 20 minutos.
2-0, Raul Meireles, 48.
2-1, Faioli, 81 (grande penalidade).
3-1, Mariano, 88.
FC Porto: Nuno, Fucile, Nuno André Coelho, Maicon, Cissokho, Fernando, Tomás Costa, Belluschi, Mariano, Hulk e Silvestre Varela.
Jogaram ainda: Beto, Rolando, Álvaro Pereira, Bruno Alves, Guarin, Raul Meireles e Benitez.
Leixões: Diego, Laranjeiro, Nuno Silva, Trombetta, Nelson, Bruno China, Braga, Cauê, Hugo Morais, Zé Manel e Faioli.
Jogaram ainda: Berger, Jean Sony, Ruben Ribeiro, Gallo, Joel e Seabra.
Árbitro: José Rodrigues.
Acção disciplinar: cartão amarelo a Hugo Morais (23), Nelson (65), Bruno Alves (79) e Raul Meireles (80).
Assistência: 13.032 espectadores.