A equipa argentina Estudiantes de la Plata conquistou quarta-feira a 50.ª edição da Taça Libertadores em futebol, ao vencer o Cruzeiro por 2-1 no jogo da segunda ''mão'', no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
Na primeira ''mão'' da final, na Argentina, as duas equipas tinham empatado 0-0.
Com mais de 65.000 espectadores no Mineirão, Henrique marcou aos 52 minutos para o Cruzeiro (equipa do reforço do Benfica Ramires), mas os argentinos deram a volta com tentos de Gaston Fernandez (58 minutos) e de Mauro Boselli (73).
Os Estudiantes de La Plata não venciam a competição há 39 anos e alcançaram assim a sua quarta Taça Libertadores, ganha sete vezes pela equipa argentina Independiente, seis vezes pelo Boca Juniors, também da Argentina, e cinco vezes pelo Penarol, do Uruguai.
A vitória na Taça Libertadores significou igualmente o apuramento do Estudiantes de La Plata para a Taça Mundial de Clubes, competição da FIFA que será disputada no final do ano, no Dubai.
No seu último jogo pelo Cruzeiro, o médio Ramires perdeu assim a oportunidade de conquistar um novo título internacional antes de se juntar ao Benfica, depois de ter ganho pela selecção do Brasil a Taça das Confederações, na África do Sul.
''É um momento de tristeza'', declarou Ramires antes de abandonar o Mineirão.