O médio ‘leonino’ João Palhinha vai começar o dérbi de hoje entre Sporting e Benfica no banco de suplentes, depois de o Tribunal Central Administrativo do Sul ter aceitado a providência cautelar dos ‘leões’ para despenalizar o futebolista.
João Palhinha tinha visto o quinto cartão amarelo na deslocação ao Bessa na ronda anterior para defrontar o Boavista (vitória por 2-0) e foi castigado com um jogo, ditando a sua ausência contra os ‘encarnados’.
O clube de Alvalade recorreu então para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, que viria a decidir na última sexta-feira manter o castigo, numa decisão agora travada pela medida cautelar.
O treinador Rúben Amorim promoveu a titularidade de Matheus Nunes no lugar do médio defensivo habitualmente utilizado, repetindo assim a aposta já feita no Bessa. Mais atrás vão estar o guarda-redes Antonio Adán, além do trio de centrais constituído por Coates, Neto e Feddal.
Com os flancos atribuídos aos laterais ofensivos Pedro Porro (direita) e Nuno Mendes (esquerda), no meio-campo ‘leonino’ figura ainda João Mário. Para o ataque ao rival sobressaem as apostas em Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Tiago Tomás, com os dois últimos a substituírem no último ‘onze’ Jovane Cabral e Sporar.
Já no Benfica o destaque vai para a aposta inicial em três centrais, com a titularidade de Vertonghen, Otamendi e Jardel, à frente do regressado Vlachodimos, já recuperado da covid-19. Nas laterais vão estar Gilberto (direita) e Grimaldo (esquerda), enquanto o meio-campo é ocupado por Weigl e Pizzi, que assumem os lugares ocupados na última partida por Gabriel e Taarabt.
Num jogo em que o técnico Jorge Jesus volta a estar fora do banco, depois de já ter falhado o desafio da Taça de Portugal contra o Belenenses SAD (vitória por 3-0) devido ao novo coronavírus, os encarnados contam ainda com Rafa e Cervi no apoio ao avançado Darwin.
O encontro entre o Sporting, líder da I Liga, com 39 pontos, e o Benfica, terceiro classificado, com 33, realiza-se a partir das 21:30 no Estádio José Alvalade, com arbitragem de Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto.
Sporting: Adán, Feddal, Coates, Neto, Nuno Mendes, Pedro Gonçalves, João Mário, Matheus Nunes, Porro, Tiago Tomás e Nuno Santos.
Suplentes: Maximiano, João Palhinha, Tabat, Gonçalo Inácio, Antunes, Daniel Bragança, Eduardo Quaresma, Jovane e Joelson.
Benfica: Odysseas, Otamendi, Jardel, Vertonghen, Gilberto, Rafa, Pizzi, Weigl, Grimaldo, Darwin e Cervi.
Suplentes: Svilar, Gabriel, Seferovic, Diogo GOnçalves, Chiquinho, Pedrinho, Taarabt, Nuno Tavares e Gonçalo Ramos.
Acompanhe aqui o jogo em direto e ao minuto.