O Benfica venceu hoje os ingleses do Sunderland por 2-0, no jogo de abertura do Torneio de Amesterdão, partida que ficou marcada pelas estreias de Javi García e Weldon com a camisola dos ''encarnados''.
A equipa da Luz, que subiu ao relvado da Arena de Amesterdão com duas novidades do ''onze'' inicial - Luisão, de regresso após férias, e Javi García, contratado ao Real Madrid - apresentou uma equipa sem qualquer jogador português, pela primeira vez nesta pré-época.
Os primeiros minutos da primeira parte mostraram duas equipas muito lentas e com pouca ideias para chegar à baliza do adversário. Ainda assim, foi o Sunderland a criar a primeira oportunidade de golo, quando Kenwyne Jones desperdiçou à ''boca'' da baliza.
O Benfica tentava responder e tinha em Saviola a seu jogador mais perigoso, tendo pertencido ao argentino a primeira grande oportunidade dos ''encarnados'', ao 13 minutos, após boa combinação com o compatriota Shaffer.
Aos 32 minutos, o árbitro assinalou grande penalidade a favor do Benfica, quando Saviola foi derrubado por Collins dentro da grande área dos ingleses, e Óscar Cardozo, encarregue de marcar o castigo, inaugurou o marcador, batendo para a esquerda do guarda-redes Fulop.
Até final do primeiro tempo, o Benfica foi baixando o ritmo, controlando a partida, enquanto o Sunderland só incomodava a defesa das ''águias'' quando Malbranque ou Jones ''apareciam'' no jogo.
No início da segunda parte, a equipa inglesa acercou-se da baliza de Moretto, criando alguns problemas à defensiva ''encarnada'', mas foi contra a corrente do jogo que Maxi Pereira, com um remate fortíssimo à entrada da área, fez o segundo golo do Benfica, aos 55 minutos.
Após o golo, o Sunderland recuou bastante no terreno, practicamente abdicando do ataque, e, até final do jogo, pertenceram aos comandados de Jorge Jesus as melhores ocasiões de golo, através de Aimar e Fábio Coentrão, aos 70 e 80 minutos, respectivamente.
Depois do regresso às vitórias, após a derrota de terça-feira frente ao Atlético de Madrid, o Benfica volta a entrar em campo no domingo, às 20:15, para defrontar o Ajax, equipa anfitriã da prestigiada competição anual de pré-época.
Ficha do Jogo:
Jogo disputado na Arena de Amesterdão.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Cardozo, 32 minutos (grande penalidade).
0-2, Maxi Pereira, 55.
Equipas:
- Sunderland: Fulop, Bardsley, Anton Ferdinand, Nosworthy, Collins, Edwards, Leadbitter, Henderson, Malbranque, Richardson e Jones.
Jogaram ainda: Reid, Anderson, Waghorn, Healy e Tainio.
- Benfica: Moretto, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Sepsi, Javi García, Ramires, Di Maria, Aimar, Saviola e Cardozo.
Jogaram ainda: Rúben Amorim, Weldon, Fábio Coentrão, Carlos Martins e Miguel Vítor.
Árbitro: Reinold Wiedemejer (Holanda).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Bardsley (25), Collins (32), Leadbitter (34) e Javi García (37).