O Benfica conquistou hoje o Torneio de Amesterdão, após vencer o Ajax por 3-2, tornando-se na primeira equipa portuguesa a triunfar nesta competição de pré-época.
Contra um adversário com um estilo de jogo diferente dos anteriores, o Benfica teve algumas dificuldades a nível defensivo, especialmente quando os holandeses atacavam em velocidade pelas alas, mas, por outro lado, os ''encarnados'' demonstraram enorme eficácia na hora de rematar à baliza.
Nos primeiros minutos de jogo, viu-se um Ajax com domínio do jogo, a pressionar e imprimir velocidade nas saídas para o ataque. No entanto, foi o Benfica que acabou por inaugurar o marcador, através de um auto-golo de Aissati, que, ao tentar atrasar a bola, acabou por fazer um ''chapéu'' ao guarda-redes Vermeer.
Apesar do golo sofrido, os holandeses continuaram a ''mandar'' na partida, enquanto o Benfica denotava algumas dificuldades na saída de bola, permitindo ao conjunto de Amesterdão criar algumas ocasiões para empatar a partida.
Mas foi novamente o Benfica a ''mexer'' com o marcador, quando aos 31 minutos o argentino Di María entrou na grande-área, ultrapassou o guarda-redes e atirou para a baliza deserta, fazendo o 2-0.
Já no final do primeiro tempo, o Ajax ainda reduziu, por intermédio de Donald, com um forte remate à entrada a área, após boa jogada de entendimento com o uruguaio Suarez.
A segunda parte começou da mesma forma que a primeira, novamente com o Ajax a ameaçar a baliza à guarda de Moreira e com o Benfica a marcar mais uma vez, através do defesa David Luiz, estavam decorridos 56 minutos.
Com a entrada de Aimar no jogo, os ''encarnados'' conseguiram serenar e começaram a trocar melhor a bola, mas os últimos quinze minutos da partida, voltaram a ser dominados pelos holandeses, que voltariam a reduzir, aos 78 minutos, pelo dinamarquês Rommedahl.
Até final da partida, o Ajax continuou a pressionar, em busca do golo do empate, mas o guarda-redes Moreira, com duas boas intervenções, conseguiu segurar a vantagem benfiquista.
Com esta vitória, e com o triunfo do Sunderland sobre o Atlético de Madrid, o Benfica torna-se na primeira equipa portuguesa a vencer o Torneio de Amesterdão, após as participações do FC Porto, em 2005 e 2006.
Ficha do Jogo:
Jogo realizado na Arena de Amesterdão.
Resultado ao intervalo: 1-2
Golos:
0-1, Aissati, 09 minutos (na própria baliza).
0-2, Di Maria, 31.
1-2, Donald, 45.
1-3, David Luiz, 56.
2-3, Rommedahl, 78.
- Ajax: Vermeer, Bruno Silva, Oleguer, Vertonghen, Anita, Donald, Aissati, Emanuelson, Sulejmani, Luis Suarez e Rommedahl.
Jogaram ainda: Cvitanich, Zeegelaar, Van der Wiel, Van der Heijden e De Jong.
- Benfica: Moreira, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Shaffer, Javi García, Ramires, Di Maria, Carlos Martins, Saviola e Nuno Gomes.
Jogaram ainda: Cardozo, Rúben Amorim, Aimar, Fábio Coentrão e Weldon.
Árbitro: Pieter Vink (Holanda).
Acção Disciplinar: cartão amarelo para David Luiz (62).