O treinador do Sporting, Paulo Bento, disse hoje que quer uma equipa competitiva ao longo dos 90 minutos da partida com o FC Twente, da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões de futebol.
O Sporting apenas venceu um dos quatro encontros da pré-temporada, tendo demonstrado algumas fragilidades, mas Paulo Bento disse que a última semana «permitiu consolidar alguns aspectos em que a equipa não esteve bem».
«Os resultados não foram positivos, mas as exibições foram melhorando. Houve alturas em que não fomos tão competitivos, como devíamos ter sido. Há que ser inteligente, ser competitivo, sabendo a cada momento o que temos de fazer. Em determinadas alturas dos últimos jogos não o conseguimos fazer», referiu, na conferência de imprensa de antevisão do encontro com o vice-campeão holandês.
O técnico ''leonino'' disse ainda que ''a força de uma equipa está sempre na concentração que tem nos vários momentos do jogo''.
''O Sporting tem revelado uma boa consistência defensiva nos últimos anos. Se tivesse a mesma eficácia a nível ofensivo, tinha ganho mais títulos. Defensivamente somos uma equipa forte. Os problemas nesta pré-temporada não foram apenas defensivos, mas mais profundos'', considerou.
Segundo Paulo Bento, garantir um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões ''é um objectivo que o Sporting definiu após o final do campeonato''.
''Esta eliminatória permite-nos continuar a acalentar isso, mas, sobretudo, esta eliminatória permite garantir o lugar na UEFA. Passando esta, pensaremos na próxima eliminatória, que dará um lugar na Liga dos Campeões'', referiu.
Para Paulo Bento, ''a pressão do jogo está dos dois lados'', porque o Sporting nos últimos anos esteve sempre na ''Champions'', enquanto o FC Twente tem a possibilidade de se estrear.
A jogar em casa, Paulo Bento diz que ''o importante é ganhar'', de preferência ''sem sofrer golos'', embora garanta que manter a baliza inviolável ''não é uma obsessão''.
O capitão dos ''leões'', João Moutinho, considerou que ''a equipa vem melhorando a cada jogo que fez, apesar de não ter ganho''.
''Esta semana foi importante. Estamos todos cientes da importância deste jogo e amanhã (quarta-feira) queremos mostrar o nosso valor'', referiu o médio, que considerou este jogo ''diferente de todos os outros'', esperando uma vitória, com uma boa exibição e num estádio cheio.
João Moutinho disse que chegar à Liga dos Campeões ''é um objectivo que o Sporting tem e que é muito importante'' e espera que, pela primeira vez, os ''leões'' possam ultrapassar uma pré-eliminatória.
''Sabemos disso e vamos fazer tudo para contrariar isso. Queremos dar a volta por cima e passar esta eliminatória'', disse.
Sobre o novo reforço dos ''leões'', João Moutinho considerou o equatoriano Felipe Caicedo mais um jogador que vem ajudar, ''forte fisicamente e bom tecnicamente''.
''Já respondi a essa pergunta. Cabe ao mister Carlos Queiroz decidir o que será melhor para a selecção'', disse João Moutinho, quando questionado sobre a naturalização do brasileiro Liedson, seu colega no Sporting.