O Vitória de Guimarães venceu hoje os ingleses do Portsmouth (2-0), com golos de Rui Miguel e Custódio, no primeiro jogo do III Troféu Cidade de Guimarães, que começou com um minuto de silêncio em memória de Bobby Robson.
Ao quinto jogo da pré-temporada, uma reedição do encontro da Taça UEFA da época passada em que o Vitória acabou eliminado, os vimaranenses alcançaram a terceira vitória (registando ainda um empate e uma derrota), sendo de destacar a actuação do reforço Rui Miguel, ex-Paços de Ferreira, que mostrou muita qualidade.
A vitória dos da casa é inteiramente justa, tal foi a superioridade patenteada ao longo da partida, tendo o Portsmouth sido praticamente inofensivo durante todo o jogo.
A primeira parte foi de fraca qualidade, com ligeiro ascendente do Vitória de Guimarães, mas parco em situações de perigo junto de ambas as balizas.
Ainda assim, o Vitória podia ter marcado, ainda que de forma involuntária, quando, aos 12 minutos, Milhazes centrou de muito longe e quase enganou o veterano David James.
O antigo internacional inglês, contudo, fez valer os seus 194 centímetros e, com uma palmada para canto, impediu o primeiro golo do jogo.
No reatamento, Nelo Vingada fez oito alterações, enquanto o técnico inglês apenas mudou de guarda-redes, e aos 52 minutos, Conan Hall derrubou o regressado e sempre veloz Targino na grande área e foi expulso por acumulação de cartões amarelos.
Na transformação da respectiva grande penalidade, mas Moreno enviou a bola ao poste.
O golo, porém, não tardaria, porque ainda na sequência da jogada, Carlitos teve um bom trabalho na direita, a bola foi mal aliviada pela defesa do Portsmouth e Rui Miguel, na cabeça da área, rematou para o fundo da baliza inglesa.
O Vitória controlava em absoluto a partida, com Targino na esquerda e carlitos na direita a dinamizar a frente de ataque.
Aos 72 minutos, Desmarets rematou com perigo de longe e aos 80 Rui Miguel desferiu um potente remate sem preparação para a defesa da noite de Begovic.
Para perceber a muito pobre exibição do Portsmouth, ainda que tenha jogado com menos um jogador desde os 52 minutos, refira-se que o a sua melhor oportunidade de todo o jogo ocorreu apenas aos 82 minutos, com um bom remate de Ritchie que Nilson defendeu com dificuldade.
Mas seria mesmo o Vitória de Guimarães a dilatar a vantagem (87), por Custódio, de cabeça, após canto da esquerda de Carlitos.
Sábado, no mesmo estádio e à mesma hora, 21:15, o Benfica vai defrontar o Portsmouth.
Jogo disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Ficha do Jogo:
Vitória de Guimarães - Portsmouth: 2-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Rui Miguel, 54 minutos.
2-0, Custódio, 87.
Equipas:
- Vitória de Guimarães: Nilson, Alex, Sereno, Tiago, Milhazes, Flávio Meireles, João Alves, Nuno Assis, Jorge Gonçalves, Marquinho, Douglas.
(Entraram ainda: Carlitos, Targino, Roberto, Rui Miguel, Moreno, Desmarets, Custódio, Andrezinho, Mendieta e Santana).
- Portsmouth: David James, Ward, Craine, Wilson, Hurst, Conan Hall, Hughes, Mbami, Ritchie, Mahoto, Nugent.
(Jogaram ainda: Eugen Bopp, Begovic, Kanu, Yassin).
Árbitro: Jorge Tavares (Aveiro).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Conan Hall (39 e 52), cartão vermelho para Conan Hall.
Assistência: cerca de 5000 espectadores.