O FC Barcelona derrotou sábado os Los Angeles Galaxy, de David Beckham, por 2-1, no primeiro encontro da digressão do campeão espanhol e europeu de futebol aos Estados Unidos.
Perante 93.000 espectadores - a maior assistência no país desde o Mundial de 1994 -, o “Barca” estreou o lateral esquerdo brasileiro Maxwell (ex-Inter de Milão) e fez ainda regressar o central mexicano Rafael Marquez e o avançado francês Thierry Henry, que terminaram a época lesionados.
O público que lotou por completo as bancadas do Rose Bowl, em Pasadena, saudou estridentemente o argentino Lionel Messi e apupou constantemente o inglês David Beckham, criticado por ter aceite o convite do AC Milan para disputar a Liga italiana a temporada passada.
Apesar da constelação de craques - Messi, Maxwell, Daniel Alves, Marquez, Bojan ou Keita -, foram os jovens jogadores da ''cantera'' a brilhar, com dois golos.
Na primeira parte, Pedro rodriguez abriu o marcador para o ''Barça'', logo aos 10 minutos, na sequência de uma jogada com muitos ressaltos.
David Beckham, bem ao seu estilo, igualou já perto do final da primeira etapa, com um golo de livre directo.
Muito voluntariosa, a formação norte-americana, liderada por Beckham e Landon Donovan, tentou aproveitar um ''onze'' totalmente renovado por Guardiola para a segunda parte, mas foi Jeffren Suarez, mais um jogador da formação, a fazer o golo decisivo, aos 67 minutos.
A falta de ritmo de Xavi ou Puyol e ainda a ausência de Iniesta foram evidências no encontro, embora a qualidade do FC Barcelona, que garantiu um inédito ''triplete'' na temporada passada, pareça intacta.
O FC Barcelona volta a jogar quarta-feira, em Seatlle, e termina a digressão com um jogo frente ao Chivas de Guadalajara, em São Francisco.