Com golos de Weldon e Ruben Amorim, o Benfica venceu hoje com autoridade o Vitória de Guimarães (2-0) e a terceira edição do Troféu Cidade de Guimarães em futebol, repetindo o feito da época passada.
Foi a sétima vitória em nove jogos na pré-temporada do Benfica, sendo que o clube da Luz soma agora duas conquistas deste torneio, que conta ainda com um triunfo do Vitória de Guimarães.
Em relação aos embates com o Portsmouth, no Benfica apenas Luisão e David Luiz repetiram a titularidade, enquanto no Vitória de Guimarães entraram para o “onze” Moreno, Custódio, Desmarets e Rui Miguel.
O Benfica entrou melhor e logo aos quatro minutos, Fábio Coentrão trabalhou bem na esquerda e Weldon rematou de primeira, mas Moreno impediu que a bola levasse a direcção da baliza.
O Vitória de Guimarães começou a equilibrar a partida e, aos 14 minutos, Nuno Assis marcou rapidamente uma falta e Custódio rematou sem deixar cair a bola, para uma defesa segura de Moreira.
Pouco depois (18 minutos), Rui Miguel, internou-se bem na área “encarnada”, mas rematou de forma precipitada e torta quando podia ter feito bem melhor, desperdiçando a melhor hipótese do Vitória na primeira parte.
No mesmo minuto, grande oportunidade para o Benfica inaugurar o marcador: Fábio Coentrão, muito activo, ganhou o duelo com Alex e isolou-se perante Nilson, mas o guardião vitoriano tapou bem o ângulo ao remate do esquerdino e depois, na recarga, Weldon atirou por alto.
O Vitória de Guimarães passava agora mais tempo no meio-campo do Benfica, mas no espaço de dois minutos, a turma de Jorge Jesus sacudiu o jogo e inaugurou o marcador.
Aos 38 minutos, Fábio Coentrão voltou a semear o pânico na área vimaranense, mas Weldon falhou a emenda e, no minuto seguinte, Nuno Gomes descobriu Urreta na direita, o extremo assistiu Weldon, que voltou a marcar, como na véspera.
Dois minutos depois do reatamento, Flávio Meireles teve um bom remate e, no minuto seguinte, Saviola, ao seu estilo, foi rompendo pela defesa vitoriana, mas rematou fraco e à figura de Nilson.
O jogo mais parecia de campeonato, tal era a intensidade dentro e fora do relvado, e aos 65 minutos, o Benfica dilatou a vantagem.
Sereno perdeu uma bola a meio-campo e imediatamente Aimar solicitou Saviola, o argentino “cavalgou” muitos metros a grande velocidade até centrar, já na área, para o remate vitorioso de Ruben Amorim.
Com o jogo decidido, Cardozo, que venceu o troféu para melhor jogador do torneio, quase marcou por duas vezes (76 e 83 minutos) e, pelo meio (81), Roberto, de forma acrobática, concluiu um pouco por cima uma excelente incursão de Targino pela esquerda.
Ficha do Jogo:
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória de Guimarães - Benfica, 0-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Weldon, 39 minutos.
0-2, Ruben Amorim, 65.
Equipas:
- Vitória de Guimarães: Nilson, Alex, Sereno, Moreno, Milhazes, Flávio Meireles, Custódio, Desmarets, Nuno Assis, Rui Miguel e Douglas.
Jogaram ainda: Targino, Roberto, Jorge Gonçalves e João Alves.
- Benfica: Moreira, Patric, Luisão, David Luiz, Shaffer, Yebda, Carlos Martins, Urreta, Fábio Coentrão, Nuno Gomes e Weldon.
Jogaram ainda: Ruben Amorim, Aimar, Di Maria, Saviola, Cardozo, Miguel Vítor, Javi Garcia e Sidnei.
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Milhazes (30), Luisão (30), Carlos Martins (60), Nuno Assis (62) e Nilson (65).
Assistência: 18.720 espectadores.