O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, considerou hoje o FC Porto e o Benfica ''favoritos à conquista do título'' naciona de futebol e reconheceu que a equipa da Luz ''fez boas contratações e está muito forte''.
''É óptimo ver 62 mil pessoas no estádio [aludindo à assistência do Benfica-Ac Milan, em jogo da Eusébio Cup] e não tenho pejo em reconhecer que os benfiquistas estão com motivos de orgulho e com expectativas muito altas'', disse Bettencourt, estabelecendo o paralelo com os sportinguistas que não têm ''tantos motivos de euforia e de entusiasmo''.
A questão da menor capacidade financeira do Sporting para reforçar a equipa veio de novo à baila, com Bettencourt a lembrar que o clube tem vindo a fazer, há vários anos, ''grandes performances com menos meios'', o que tem colocado ''uma pressão exagerada sobre técnicos e jogadores''.
''Está-se a pedir que fiquem à frente de outros concorrentes com mais investimentos e orçamentos muito maiores'', referiu o presidente, que sente mesmo ''um sentimento de culpa e remorso'' em relação à equipa técnica e em particular em relação ao actual elenco da SAD ''por não ter as condições para lutar com as mesmas armas''.
José Eduardo Bettencourt lembrou que o Sporting, com muito menos meios, ''tem ficado em segundo lugar'' há quatro anos consecutivos, e que ''isso tem sido muito pouco ou nada valorizado''.
Tendo em conta que ''essa conjuntura não se alterou'' nestes últimos meses e que há um conjunto de circunstâncias que ''não permitem mudar'' radicalmente a forma de actuar, ''este trabalho de formiga'' é mais difícil de explicar e não é demais enaltecer ''as pessoas que acreditam e que têm uma fé sportinguista''.
No entender de Bettencourt, a equipa técnica e os jogadores sentem permanentemente que ''há uma pressão exagerada e desproporcionada dos meios'' para concorrer com os outros: ''Eu acredito que eles são capazes, mas a pressão que se está a pôr sobre eles, se calhar, eu não devia deixar que ela existisse''.
Questionado sobre se exige ou não o título a Paulo Bento, o presidente do Sporting considerou que, em função dos investimentos feitos, ''há claramente outros favoritos mais assumidos ao título'', embora tenha sublinhado que ''toda a equipa acredita'' que é possível lá chegar.
''Com menos meios é mais difícil, e como há muitos anos a esta parte estamos a conseguir fazer melhor que alguns, isso tem de ter crédito e não servir para pôr pressão'', repisa o argumento, ao mesmo tempo que confessa acreditar na conquista do título, tal como a equipa técnica e os jogadores''.
Apesar dessa crença, Bettencourt confessou a existência de ''um sentimento real de que isto não está a ser suficiente para motivar as pessoas'', recusando-se a confirmar se vai ou não reforçar a equipa com mais algum jogador até ao próximo dia 31 de Agosto.
Mesmo assim, o presidente enalteceu o trabalho e a gratidão a todos os 6 100 sportinguistas que ''regularizaram as suas quotas'' e ''aos sócios anónimos que têm dado muita coisa'', sem questionar, num ''acto de amor extraordinário ao clube''.