A Coreia do Sul é um dos oito países anfitriões dos jogos de qualificação para o Mundial-2022 e Taça da Ásia 2023, devendo ser palco dos encontros da vizinha Coreia do Norte, anunciou hoje a Confederação Asiática de Futebol.
Com o apuramento para o Mundial2022 suspenso desde o início da pandemia de covid-19, a confederação decidiu concentrar os jogos de qualificação, que se disputarão entre 31 de maio e 15 de junho, em oito países, de forma a minimizar os riscos de transmissão do novo coronavírus.
Além das duas Coreias, que nunca assinaram um tratado de paz após a guerra que terminou em 1953, integram o grupo G de apuramento da zona asiática as seleções do Líbano, do Sri Lanka e do Turquemenistão.
À Coreia do Sul juntam-se na lista de países que vão acolher jogos a China, o Kuwait, Bahrain, os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita, o Qatar e o Japão.
Os oito vencedores dos grupos e os quatro melhores segundos colocados avançam para a próxima fase, a disputar em setembro.
O Qatar, que lidera um dos grupos, será substituído por outra seleção uma vez que tem vaga assegurada no Mundial de 2022 na qualidade de país organizador.
A seleção catari está a disputar a fase de grupos tendo em vista a qualificação para a Taça da Ásia, que decorrerá na China em 2023.