O treinador de futebol do Sporting, Paulo Bento, admitiu hoje que a equipa vive um momento difícil e considerou essencial capitalizar a exibição frente à Fiorentina, para vencer domingo a Académica em jogo da terceira jornada da Liga.
“Estamos num momento difícil. Mesmo não tendo alcançado o objectivo [de qualificação para a Liga dos Campeões], temos de aproveitar as coisas boas que fizemos no jogo de Florença [empate 1-1]”, afirmou o treinador, na antevisão da deslocação a Coimbra.
O treinador do Sporting admitiu que o Sporting tem pela frente “uma partida difícil, contra o adversário que ainda não ganhou na Liga e que tem jogadores muito velozes e com qualidade técnica na frente”.
Paulo Bento, que vai regressar ao banco do Sporting depois de ter cumprido um castigo, assegurou que a equipa “quer alcançar a primeira vitória”, admitindo que os últimos resultados - empate fora com o Nacional (1-1) e derrota em casa com o Sporting de Braga (2-1) - “não são bons”.
“O que pretendemos é fazer três pontos, queremos ir para a paragem [para compromissos da selecção] com quatro pontos conquistados”, disse.
O técnico considerou que há vários factores que podem ajudar a explicar o actual momento do clube: “Começámos a competir com quatro semanas de preparação, quando antes o fazíamos com seis, com uma pressão diferente da que estávamos habituados. Tivemos a ausência de um jogador extremamente importante como o Izmailov, a chegada de um ponta-de-lança muito próximo da competição e as incidências do próprio jogo”.
O técnico confirmou que a saída do médio brasileiro Fábio Rochemback para o Grémio de Porto Alegre, do Brasil, está apenas dependente dos exames médicos e admitiu que o Sporting quer reforçar o plantel, mas não com um jogador para a mesma posição.
“O Sporting, mesmo sem esta saída, continuava a querer reforçar o plantel. Até segunda-feira tudo está em aberto. Nunca foi nossa intenção ir à procura de um jogador para a posição do Rochemback. Procuramos um jogador para jogar nos dois lados do nosso sistema táctico principal”, disse.
No entanto, o técnico assumiu que o clube “tem dificuldades para chegar ao mercado” e considerou que “o problema do Sporting não é só um problema de orçamento”, é também “um problema de investimento”.
Paulo Bento afirmou que “o Sporting não tem dinheiro para competir ao mesmo nível dos outros dois candidatos ao título”, FC Porto e Benfica, acrescentando: “Mesmo não tendo dinheiro para lutar com as mesmas armas, ainda tem a pressão de no ‘play-off’ da Liga dos campeões ganhar para arranjar dinheiro”.
“Não é fácil para um grupo que muitas vezes tem demasiada gente jovem lutar com esta pressão”, afirmou, adiantando que a pressão “que se está a exercer sobre o grupo de trabalho afecta sempre mais os jogadores que o treinador”.
O Sporting visita domingo a Académica, depois de na quarta-feira ter sido afastado da fase de grupos da Liga dos Campeões e sem ter alcançado qualquer triunfo em duas jornadas da Liga portuguesa.
O encontro, que coloca frente-a-frente duas equipas com um ponto, disputa-se às 20:15 no Estádio Cidade de Coimbra, sob arbitragem de Jorge Sousa, do Porto.