loading

Sub-21: Portugal estreou-se com vitória frente à Lituânia

A selecção portuguesa de futebol de sub-21 iniciou hoje a campanha no grupo 9 de apuramento para o Europeu de 2011 com uma vitória (4-1) sobre a Lituânia, com golos de Ukra (dois), Rui Pedro e João Aurélio.

Sub-21: Portugal estreou-se com vitória frente à Lituânia

Portugal foi sempre superior a um adversário inofensivo e muito limitado tecnicamente, mas chegou a passar por algumas dificuldades, quando permitiu o empate lituano aos 26 minutos, apenas um minuto depois de abrir o marcador.

Perante uma equipa lituana que colocava 10 homens atrás da linha da bola, a selecção lusa regressou à vantagem cedo na segunda parte (golo de Ukra, aos 54 minutos) e não facilitou até final, ampliando a sua supremacia até aos 4-1.

Portugal entrou ao ataque e, logo aos seis minutos, podia ter inaugurado o marcador, numa arrancada de Miguel Vítor, cujo remate foi travado pelo guarda-redes Cerniauskas.

Fábio Coentrão (16 minutos) e André Santos (18) também tiveram boas oportunidades, mas seria Ukra (25), num livre directo irrepreensível, a marcar o primeiro. A bola ainda bateu na trave e no guardião lituano antes de ultrapassar a linha de baliza.

No lance seguinte, os forasteiros empataram, no seu primeiro remate: a equipa portuguesa pareceu adormecida com o tento alcançado e deixou Papsys avançar pela esquerda e cruzar, com Chvedukas a receber a bola e a facturar.

O guarda-redes Ventura e os defesas não estão isentos de culpa, já que a bola atravessou a grande área sem que ninguém se opusesse.

A equipa lusa pareceu algo abalada pela vantagem desperdiçada e demorou a reagir. Apenas Fábio Coentrão, aos 33 e 39 minutos, esteve perto do golo, sendo que no primeiro lance reclamou penalti, por alegada mão de um defesa adversário.

No segundo tempo, o treinador Oceano, que se estreou no banco da selecção em encontros oficiais, trocou Adrien Silva por Rui Pedro, tornando o meio-campo português mais ofensivo e criativo.

Aos 55 minutos, Ukra fez o segundo, num centro-remate efectuado a partir da direita, que terá raspado num defesa contrário.

Mais tranquila com a vantagem, a selecção portuguesa melhorou a circulação de bola e chegou ao terceiro, num bom lance de ataque entre Fábio Coentrão e Candeias, concluído pelo suplente Rui Pedro, aos 63 minutos.

A ténue resistência báltica terminou a partir desse momento e a equipa da casa chegou a um quarto tento, aos 84 minutos, num cabeceamento de João Aurélio, também saído do banco, após cruzamento de André Santos.

Rui Pedro, aos 86 minutos, ainda cabeceou para grande defesa de Cerniauskas e João Aurélio, aos 88, também podia ter “bisado”.

Ficha do Jogo:

Jogo no Estádio Jorge Sampaio, Vila Nova de Gaia.

Portugal - Lituânia, 4-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Ukra, 25 minutos.
1-1, Chvedukas, 26.
2-1, Ukra, 54.
3-1, Rui Pedro, 63.
4-1, João Aurélio, 84.

Equipas:

- Portugal: Ventura, Candeias (Rafa, 72), Daniel Carriço, Miguel Vítor, Ruben Lima, Adrien Silva (Rui Pedro, 46), André Santos, Castro, Ukra, Yazalde e Fábio Coentrão (João Aurélio, 81).

(Suplentes: Trigueira, Fábio Faria, Rabiola, Rui Pedro, João Aurélio, Rafa e Tengarrinha).

- Lituânia: Cerniauskas, Vaitkunas, Klimavicius, Fridrikas, Andriuskevicius (Rackus, 70), Zagurskas, Novikovas, Papsys (Jasaitis, 83), Krasnovskis, Chvedukas (Kochanauskas, 61) e Brokas.

(Suplentes: Jurevicius, Rackus, Matulevicius, Moroz, Urbaitis, Jasaitis e Kochanauskas).

Árbitro: Drazenko Kovacic (Croácia).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Kochanauskas (82 e 89). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Kochanauskas (89).

Assistência: Cerca de 4.000 espectadores.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?