A União Europeia vai lançar uma campanha contra a covid-19 em estabelecimentos de ensino da Guiné-Bissau no âmbito das comemorações do dia da Europa, que hoje se assinala, disse a embaixadora da organização em Bissau, Sónia Neto.
"Esta campanha faz parte do programa de atividades da Semana Europa na Guiné-Bissau e é lançada pela União Europeia na próxima sexta-feira", disse a diplomata.
A campanha, promovida em parceria com o Ministério da Educação e o Alto-Comissariado para a Covid-19 do país, prevê a distribuição, entre outros, de 7.000 máscaras para jovens e "adolescentes a frequentar escolas profissionais e universidades", afirmou a embaixadora da União Europeia.
A União Europeia tem tido um papel de destaque no apoio à luta contra a covid-19 na Guiné-Bissau, tendo financiado uma operação humanitária, liderada por Portugal, que permitiu fazer chegar ao país cerca de 45 toneladas de materiais e equipamento médico, avaliados em cerca de dois milhões de euros.
No âmbito do apoio ao plano de combate à covid-19 das autoridades guineenses, a União Europeia também disponibilizou à Organização Mundial da Saúde 1,3 milhões de euros.
A Guiné-Bissau já registou desde o início da pandemia um total acumulado de 3.739 casos e 67 vítimas mortais.