O treinador Jesualdo Ferreira considerou hoje que a vitória sobre o Sporting trouxe ''confiança'' à equipa de futebol do FC Porto e refutou a ideia de que ''o Atlético de Madrid atravesse um “momento frágil''.
Jesualdo Ferreira, que falava na antevisão do jogo de quarta-feira, da segunda jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, no Dragão, disse que ''o Atlético Madrid é uma equipa histórica, que participa na prova por mérito''.
''Não faz qualquer sentido falar no Atlético de Madrid, que compete num dos melhores campeonatos do mundo, com os melhores jogadores, de uma forma parcial”, disse, referindo-se aos muitos golos sofridos pelos “colchoneros”.
Ainda de acordo com o treinador portista, ''o facto de haver momentos em que aqui ou ali as equipas estão menos fortes será sempre resultante das capacidades e competências dos adversários com que se joga''.
''O Atlético de Madrid, como qualquer equipa, tem pontos fortes e outros menos fortes, mas a estratégia da preparação do jogo não passa por pensar que a defesa é frágil. Podemos inverter e dizer que o ataque é poderoso'', disse.
Jesualdo Ferreira assegurou que a equipa está preparada e que a vitória de sábado, frente ao Sporting (1-0), conferiu à equipa mais confiança.
Mesmo sem Varela e Rodriguez, por lesão, e Fernando, castigado, o treinador recordou que ''ninguém ganha sozinho'' e que a ''ausência de alguns valores individuais são suplantados pelo factor equipa''.
''Só a equipa consegue projectar a individualidade dos jogadores e só o jogo em equipa é que consegue suprir a ausência de algumas individualidades'', justificou.
Jesulado, que convocou o médio júnior Dias, assegura que irá apresentar a equipa que entende “possuir a melhor capacidade para resolver o jogo''.
“Temos os nosso processos e sabemos o que temos de fazer. Acreditamos nas nossas capacidades, que queremos optimizar e utilizar, independentemente do adversário'', disse.
O FC Porto, ainda de acordo com Jesualdo Ferreira, ''vai defrontar uma grande equipa, de um grande campeonato e passar a ideia de que o Atlético de Madrid é uma equipa fragilizada está mal''.
''Sabemos das competências na nossa equipa e acreditamos que mesmo com grandes dificuldades temos capacidade de ganhar os jogos'', afirmou, afastando a ideia ''perigosa'' de que o Atlético é um adversário acessível.
O treinador portista recordou ainda que os ingleses do Chelsea e o Atlético são, à partida, os adversários directos dos ''dragões'', mas recordou que o facto de o APOEL ter empatado em Madrid o coloca também na corrida.
Por seu lado, o colombiano Falcão, que já soma cinco golos na Liga, salientou a linha avançada do Atlético de Madird, destacando Aguero e Forlan.
“É uma das linhas avançadas mais potente de Espanha. Faz muitos golos e pode fazer a diferença em qualquer jogo'', apontou Falcão, desvalorizando quem marca: “Os golos surgem do trabalho da equipa'', adiantou, considerando que o FC Porto tem muita esperança na obtenção de um bom resultado.
Suturado com 12 pontos no sobrolho no decorrer do último jogo, com o Sporting, Falcao assegura que se sente bem e sem qualquer problema. Jesualdo brincou com o colombiano e referiu que lhe aumenta a superfície para cabecear.
Na Liga ou na “Champions”, o objectivo é o mesmo: “A disposição e objectivo em ambas é o mesmo, o de chegar o mais longe possível, mas cada torneio e cada prova tem coisas mais lindas do que outras''.
O FC Porto recebe quarta-feira os espanhóis do Atlético Madrid, no Estádio do Dragão, pelas 19:45, em jogo da segunda jornada do Grupo D da Liga dos Campeões.