A Coreia do Norte renunciou à fase de qualificação para o Mundial Qatar2022, anunciou hoje a Confederação Asiática de Futebol (AFC), sem adiantar os motivos da decisão.
“A Confederação Asiática de futebol confirma hoje a retirada da Federação de futebol da Coreia do Norte das eliminatórias asiáticas para o Campeonato do Mundo de 2022 no Qatar”, informou o organismo, em comunicado.
Apesar da nota da AFC não avançar qualquer explicação para a renúncia da seleção norte-coreana, os meios de comunicação daquele país justificam-na com preocupações relacionadas com a propagação do novo coronavírus.
A pandemia de covid-19 já tinha levado ao adiamento para junho da maioria dos jogos da segunda fase de qualificação para o Qatar2022, inicialmente previstos para março.
No mês passado, a AFC anunciou que decidiu concentrar os encontros de qualificação, que se disputarão entre 31 de maio e 15 de junho, em oito países, de forma a minimizar os riscos de transmissão do novo coronavírus.
A Coreia do Norte iria jogar os seus encontros na Coreia do Sul, país escolhido para acolher os jogos do grupo H, que inclui, além das duas Coreias, o Líbano, o Sri Lanka e o Turquemenistão.
A AFC vai remeter a decisão norte-coreana para a FIFA para, posteriormente, definir qual será o impacto da retirada daquela seleção na classificação do grupo, no qual ocupava a quarta posição, mas apenas a um ponto do líder, o Turquemenistão.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.359.726 mortos no mundo, resultantes de mais de 161,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.